INCLUSÃO E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA NATAÇÃO

Autores

  • Maria Julia Gabriel
  • Pamela Tamires Ferreira
  • Evandro Antonio Correa

Palavras-chave:

INCLUSÃO, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, NATAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumo

Introdução: A inclusão das pessoas com deficiência (PcD) nas práticas esportivas, neste estudo a natação, pode resultar na melhora da aptidão física e motora, a vivência de novas experiências e redução do distanciamento social. A natação é uma prática corporal – um esporte – que propicia aos indivíduos, com alguma deficiência benefícios, o desenvolvimento da coordenação, condicionamento aeróbio, redução a espasticidade, e resulta em menos fadiga que outras atividades, apresentando algumas facilidades em sua vivência proporcionados pela execução de movimentos do corpo imerso na água. Objetivo: O presente trabalho objetivou identificar as percepções das PcD e de profissionais de Educação Física referente ao processo de inclusão por meio da natação.  Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização das técnicas de revisão bibliográfica e pesquisa de campo com entrevista semiestruturada com 10 PcD praticantes de natação e três profissionais de Educação Física que ministram aulas de natação e para apreciação dos dados e resultados a análise de conteúdo. Resultados e discussão: A pesquisa apresentou como resultados positivos referente a natação como uma das possibilidades esportivas capaz de promover a inclusão, propiciando o bem-estar e a motivação, contribuindo para a autonomia funcional, a qualidade de vida e saúde de PcD. A natação adaptada é planejada e implementada conforme as necessidades individuais de cada sujeito. De acordo com os participantes da pesquisa o sentimento de inclusão nas aulas de natação, os atletas relatam como é importante e gratificante todo o reconhecimento que começam a ter, tanto pessoal como profissionalmente. Mediante relatos, cabe destacar que em relação aos conhecimentos e estudos da área de Educação Física adaptada existe a falta de informação sobre a deficiência, bem como a relevância dos profissionais de Educação Física compreender e trabalhar o processo de inclusão da pessoa com deficiência na natação. Considerações finais: Conclui-se que, a prática e a vivência da natação proporcionam benefícios físicos, psicológicos e sociais, aumentando sua capacidade funcional, reabilitação, inclusão, socialização e saúde do praticante.

Downloads

Publicado

2022-10-23

Como Citar

GABRIEL, M. J.; FERREIRA, P. T.; CORREA, E. A. INCLUSÃO E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA NATAÇÃO. Anais do Encontro de Iniciação Científica e Pesquisa das Faculdades Integradas de Jaú, Jaú, Brasil, v. 19, n. 19, 2022. Disponível em: http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/enic/article/view/55. Acesso em: 24 abr. 2025.