PERFIL DE AUTOMEDICAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES DE BIOMEDICINA E FARMÁCIA DO GRUPO UNIEDUK
Palavras-chave:
automedicação, medicamento, uso de medicamentosResumo
Introdução: A automedicação é uma forma de utilização de fármacos sem aconselhamento de um profissional de saúde habilitado para tratar sintomas de alguma alteração do organismo, ocasionando grandes riscos de intoxicação e interações medicamentosas. A falta de conhecimento sobre o assunto pode levar à morte. Objetivo: O objetivo deste estudo foi traçar o perfil dos estudantes de saúde dos cursos de Biomedicina e Farmácia do Grupo Unieduk que fazem automedicação. Método: Foi aplicado um questionário com 15 questões, onde foram relacionadas as classes de medicamentos com maior uso sem orientação médica. Resultados: Os analgésicos/antitérmicos e anti-inflamatórios obtiveram o maior número de respostas e os fatores desencadeantes foram o fácil acesso a medicação, a demora no atendimento e a insatisfação com os hospitais, sendo os principais sintomas a cefaleia e o resfriado. No total de 113 alunos, 89 são do sexo feminino e 24 do sexo masculino, com uma variação da faixa etária entre 17 e 58 anos. Conclusão: Através do estudo, conclui-se que a automedicação entre os alunos é exacerbada, por isso faz-se necessário uma maior conscientização, uma vez que, serão futuros profissionais da saúde.
Palavras-chave: automedicação; medicamento; uso de medicamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Mayumi Inoue, Daiane Cristiana Salustiano de Oliveira Oliveira, Mariana Donato Pereira, Fernanda Santos Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.