O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIADO AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS E LINGUÍSTICO PERMITEM AO EDUCADOR UMA TOMADA DE DECISÃO SOBRE O QUE E COMO ENSINAR.
Palavras-chave:
Análise linguistica, Texto, MetodologiasResumo
Existem muitos desafios em relação ao estudo da Língua Portuguesa, os alunos possuem diferentes visões de mundo e a aquisição do conhecimento deve acompanhar essa evolução, consequentemente, o ensino tradicionalista não se mostra o mais eficaz, porque não abrange toda a variação linguística existente. O presente trabalho tem como objetivo compreender a complexidade do ensino de Língua Portuguesa de acordo com os processos metodológicos e linguísticos. É preciso que os alunos se tornem mais motivados e seguros diante do uso da língua, reconhecendo-a como um sistema que passa por diversas mudanças de acordo com cada situação e contexto. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica com livros, artigos e documentos previamente publicados sobre o assunto, com o propósito de compreender de que forma o ensino de Língua Portuguesa ocorre nas escolas, quais são seus desafios e estigmas e como a metodologia da análise linguística pode se mostrar efetiva por trazer um ensino contextualizado e situacional. Através do texto, o aluno compreende, de forma contextualizada, os fatores que interferem no uso da língua e de suas estruturas, sendo eles temporais, geográficos, sociais, culturais, educacionais e intencionais, desenvolvendo uma consciência de que não há certo e errado, mas sim, adequado e inadequado dentro de cada situação comunicativa. A análise linguística é capaz de atender as novas necessidades dos alunos, por abranger as variações linguísticas e sempre trazer o contexto de cada fala para compreensão e reflexão sobre as estruturas da língua, tornando os alunos leitores proficientes, capazes de perceber os fatores que influenciam cada produção textual e garantindo uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Análise linguística. Texto. Metodologias.
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