O ANIMAL COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

  • Amanda dos Santos Baylão
  • Monique Zerlin Almeida
  • Shaday Prudenciatti Faculdades Integradas de Jaú

Palavras-chave:

autismo, Terapia Assistida por Animais, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por déficits persistentes na comunicação verbal e não verbal, interação social, padrões restritivos e repetitivos de comportamento. A Terapia Assistida por Animais (TAA) vem se destacando como tratamento auxiliar, uma vez que tem como objetivo o desenvolvimento pedagógico, psicológico e social por meio da inserção do animal na terapia. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo identificar as contribuições da terapia realizada com animais como recurso terapêutico no tratamento de crianças com autismo, bem como o prognóstico do desenvolvimento a partir do contato com os animais, esclarecendo os principais aspectos do espectro autista e esclarecendo as habilidades de interação social e comportamento afetivo que as crianças autistas desenvolvem a partir desse contato. Método: A metodologia utilizada para obter informações sobre o assunto foi a revisão bibliográfica integrativa, utilizando descritores como: autismo, TEA e Terapia Assistida por Animais, Autismo e animais e TAA em um recorte temporal entre 2011 e 2021. Resultados: Estudos apontaram que as crianças após a exposição a TAA ficam mais atentas ao seu meio e sorridentes, evidenciando importantes respostas emocionais, que favorecem o desenvolvimento afetivo. O animal, associado à prática da TAA pode auxiliar na diminuição da ansiedade, sintomas de depressão e isolamento. Conclusão: Conclui-se que a Terapia Assistida por Animais acarreta benefícios para crianças com TEA, evidenciando maior desenvolvimento em relações afetivas familiares, maior vínculo terapêutico, concentração, socialização e autoestima.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Baylão, A. dos S., Almeida, M. Z., & Prudenciatti, S. (2024). O ANIMAL COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO. Revista Científica Interdisciplinar Das Faculdades Integradas De Jaú, 1(1), 44–60. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/recifij/article/view/931

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Seção

Artigo