FORMAÇÃO DOCENTE E O PROFESSOR REFLEXIVO: UM ESTUDO ENVOLVENDO A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS COMUNICATIVOS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Formação Docente, Língua Inglesa, Abordagem ComunicativaResumo
Uma crise de confiança no conhecimento profissional tem sido observada por críticos e teóricos, na medida em que os conhecimentos científicos e técnicos adquiridos por profissionais em formação não se mostram suficientes para prepará-los para as competências exigidas pela prática profissional. O mesmo ocorre com a formação de professores no Brasil. O estudo em questão tem como objetivo analisar como a reflexão, em forma de ação sistematizada e introduzida em contextos de formação de professores, pode contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais que possibilitem a compreensão e a condução de uma prática docente efetiva. A estruturação do estudo em questão envolveu uma pesquisa bibliográfica, cuja discussão relacionou a formação de professores no Brasil, o ensino prático reflexivo e a utilização de abordagens de ensino por professores de línguas estrangeiras, mais especificamente a abordagem comunicativa. Além da revisão bibliográfica sobre o tema, o estudo apresentou uma discussão acerca de vivência reflexiva em um curso de formação direcionado à elaboração de unidades didáticas para o ensino de Língua Inglesa para crianças, com a finalidade de exemplificar a formação do professor reflexivo de maneira concreta. A atitude reflexiva é identificada nesse estudo como uma competência essencial ao sucesso profissional da prática docente, que deve ser adquirida durante a formação inicial e aprimorada através da formação continuada, visto que permite reflexões e reformulações diárias das ações do professor, por processos de tentativas e erros, até que esse possua as habilidades necessárias para conduzir a sua prática de maneira efetiva.
Palavras-chave: Formação do professor reflexivo. Língua Inglesa. Abordagem comunicativa.