CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Autores

  • Fernanda Brito do Amaral
  • Carla Maria Nicola Coletti

Palavras-chave:

Mediação de Conflitos, Competências Socioemocionais, Macrocompetências

Resumo

 RESUMO 

A Mediação de Conflitos é um método sistematizado pelo qual as partes envolvidas, de forma voluntária, irão discutir e refletir sobre a situação motivadora do conflito, com a ajuda de uma terceira pessoa neutra, denominada de mediador. O presente trabalho visa discutir a importância da mediação de conflitos no desenvolvimento de competências socioemocionais, delineando um trajeto histórico-cultural que justifique a sua aplicação no ambiente escolar. Propõe-se, assim, fazer a revisão bibliográfica e análise de conteúdos de artigos científicos, documentos normativos que oferecem suporte para a prática pedagógica no Brasil atualmente, cartilhas de orientações para aplicação de projeto na escola, legislação e políticas públicas que orientam a educação. A escola é um ambiente que abriga pessoas com diferentes bagagens socioculturais, sendo assim, situações conflituosas são inevitáveis. Diante deste contexto, a incorporação da mediação de conflitos na prática docente é um caminho para o desenvolvimento das Competências Socioemocionais, levando as partes envolvidas a discutirem sobre possíveis soluções para a resolução do problema em questão. 

Palavras-chave: Mediação de Conflitos. Competências Socioemocionais. Macrocompetências. 

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

Amaral, F. B. do, & Coletti, C. M. N. (2021). CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(2), 41–61. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/125

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