A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ludmila Amanda Freidemberg
  • Celso Henrique Nicola

Palavras-chave:

Matemática, Robótica Educacional, Tecnologia

Resumo

 

 RESUMO 

Diante as dificuldades enfrentadas pelos alunos nas aulas de matemática nos anos iniciais, a procura por novas ferramentas capazes de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem e tornar as aulas mais atrativas e lúdicas para os alunos aumenta constantemente. A Robótica Educacional surge como uma metodologia alternativa para essas aulas, capaz de estimular os educandos a aprender construindo protótipos, programando, trabalhando em equipe e usando a lógica para chegar nos resultados desejados. A educação nos primeiros anos é muito visual, de forma que os alunos relacionam os conteúdos aprendidos com objetos concretos de seu cotidiano, capazes de representar aquilo que lhe está sendo ensinado. O estudo a seguir teve como objetivo analisar o uso da robótica nas aulas de matemática, baseado em uma revisão bibliográfica de valor qualitativo, onde foi possível estudar a aplicação do método e como ele implica em determinadas situações em sala de aula. A Robótica Educacional é uma ferramenta que alia tecnologia e educação, capaz de transformar a forma como os conteúdos de matemática são interpretados, assim, o educador se torna responsável por criar condições onde o educando “aprenda a aprender”. 

Palavras-chave: Matemática. Robótica Educacional. Tecnologia. 

Downloads

Publicado

2021-12-12

Como Citar

Freidemberg, L. A., & Nicola, C. H. (2021). A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(2), 62–81. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/126

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)