A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA DAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Matemática, Robótica Educacional, TecnologiaResumo
RESUMO
Diante as dificuldades enfrentadas pelos alunos nas aulas de matemática nos anos iniciais, a procura por novas ferramentas capazes de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem e tornar as aulas mais atrativas e lúdicas para os alunos aumenta constantemente. A Robótica Educacional surge como uma metodologia alternativa para essas aulas, capaz de estimular os educandos a aprender construindo protótipos, programando, trabalhando em equipe e usando a lógica para chegar nos resultados desejados. A educação nos primeiros anos é muito visual, de forma que os alunos relacionam os conteúdos aprendidos com objetos concretos de seu cotidiano, capazes de representar aquilo que lhe está sendo ensinado. O estudo a seguir teve como objetivo analisar o uso da robótica nas aulas de matemática, baseado em uma revisão bibliográfica de valor qualitativo, onde foi possível estudar a aplicação do método e como ele implica em determinadas situações em sala de aula. A Robótica Educacional é uma ferramenta que alia tecnologia e educação, capaz de transformar a forma como os conteúdos de matemática são interpretados, assim, o educador se torna responsável por criar condições onde o educando “aprenda a aprender”.
Palavras-chave: Matemática. Robótica Educacional. Tecnologia.