ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O MÉTODO FÔNICO

Autores

  • Anna Katharina Barbato Marinho
  • Cintia Milene Favaro Bochembuzio

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Método Fônico

Resumo

 

 RESUMO 

Este estudo tende a contribuir para melhorar a qualidade do processo de alfabetização, compreendendo-o como aliado aos estudos de letramento, partindo da necessidade de discutir a importância dos métodos de alfabetização, com uma análise específica para as características do método fônico. Nos últimos anos, as avaliações externas vêm mostrando que as taxas de analfabetismo continuam altas, mesmo com tanta evolução na educação. Pesquisadores têm buscado respostas e soluções para o mau desempenho das crianças na fase de alfabetização. O atual documento voltado para a educação inicial, a Política Nacional de Alfabetização, tem sido alvo de bastantes críticas por enfatizar o método fônico, considerado tradicional, porém ele tem tido bons resultados em países desenvolvidos. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica, abordando temas como alfabetização, letramento, método fônico e a Política Nacional de Alfabetização. Assim, este trabalho busca trazer uma análise da PNA, destacando as características do método fônico, suas vantagens e desvantagens. 

Palavras - chave: Alfabetização. Letramento. Método Fônico. 

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

Marinho, A. K. B., & Bochembuzio, C. M. F. (2021). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O MÉTODO FÔNICO. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(2), 82–101. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/127