BARREIRAS INTERPOSTAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM

Autores

  • Lorena Luzetti
  • Viviane Rodrigues

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Desenho Universal para a Aprendizagem

Resumo

Em nossa sociedade existem barreiras que impedem a livre participação social da pessoa. Uma possibilidade de enfrentamento dessas barreiras é a proposta do Desenho Universal, ou seja, desenhos que facilitem a mobilidade, segurança e acessibilidade. No ramo educacional, tem-se o Desenho Universal Para Aprendizagem (DUA), constituído em meados de 1970, inicialmente com foco no acesso físico da sala de aula e aspectos de aprendizagem. É ancorado em três redes neurais: reconhecimento, estratégia e dimensão afetiva que fornecem objetivos que serão suportes aos docentes durante o processo de inclusão. Portanto, objetivo geral desse artigo é analisar literatura voltada à temática do Desenho Universal para Aprendizagem e sua contribuição no enfrentamento das barreiras interpostas às pessoas com deficiência na educação inclusiva. Como objetivos específicos pretende-se compreender sua relação com os profissionais de educação com a prática. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, por meio de artigos sobre o tema. Assim, como resultados, o DUA contribui no direito à aprendizagem, na formação inicial do professor e na prática pedagógica. Conclui-se que para aplicação do DUA é necessário a formação continuada dos docentes, porém pouco se é oferecida e quando sim, apenas na teoria com realidades diferentes do que realmente acontece. 

Palavras-chave: Educação Especial. Desenho Universal para a Aprendizagem. Educação Inclusiva. 

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

Luzetti, L., & Rodrigues, V. (2021). BARREIRAS INTERPOSTAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(2), 102–118. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/128