A FIGURA FEMININA PELA PERSPECTIVA DOS CONTOS DE FADAS: DICOTOMIAS EM DISCUSSÃO
Palavras-chave:
Educação, Contação de históricas, Literatura infanto-juvenilResumo
RESUMO
A dinâmica das transformações sociais tem ocorrido, em tempos hodiernos, cada vez mais rápida e com mudanças consideráveis. Em uma imersão no universo da literatura infantil, os contos de fadas são o gênero que evidenciam a figura feminina presa a uma série de estereótipos: a princesa sempre deve ser bela, boa e submissa. O educador, em seu trabalho pedagógico, precisa acompanhar os avanços sociais e abordar assuntos de importância significativa para a construção daquele aluno que se revela como um indivíduo em construção, podendo utilizar os contos de fadas modernos, como ferramenta para contextualizar e desenvolver diversas perspectivas, inclusive sobre a concepção da visão feminina. Os estereótipos femininos precisam ser descontruídos, pois são eles que, muitas vezes, determinam a forma que o indivíduo é visto socialmente. Tendo em vista que o espaço escolar se revela como lugar de construção e transformação o presente estudo tem como objetivo analisar como as representações dos papéis femininos dos contos de fadas lidos e interpretados na sala de aula podem influenciar na concepção do “ser e ver a mulher” na vida real. Com a revisão estudada acerca do assunto, pode-se verificar que é necessário discutir, constantemente, com as crianças dentro do ambiente escolar o papel feminino retratado em contos de fadas, neste sentido, o papel do pedagogo é crucial, uma vez que ele pode ser agente modificador ou perpetuador de estereótipos.
Palavras-chave: Educação. Contação de histórias. Literatura infanto-juvenil.