DIVERSIDADE CULTURAL E EXCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Otávio D’Ercole Barbosa
  • Solimar Guindo Messias Bonjardim Faculdades Integradas de Jaú

Resumo

Este trabalho discute a importância do preparo do professor para o combate ao preconceito e à exclusão. O Brasil, devido a cinco séculos de miscigenação, transformou-se em um país rico em diversidade. Ainda assim, muitos brasileiros sofrem com o preconceito e com a exclusão. Uma realidade que se exacerba nas escolas. A escola é um ambiente propício para o trabalho com a diversidade porque nela estão os jovens de diferentes culturas, etnias, orientações sexuais, religiões, etc.; diferenças que, por não se enquadrarem no aceito socialmente, geram preconceito e exclusão. Por meio desta pesquisa, pôde-se perceber a crescente necessidade de que o docente seja capaz de trabalhar com uma sala de aula multicultural, pois o preparo dele é fundamental na diminuição da exclusão em sala de aula e, consequentemente, na sociedade. 

Palavras-chave: Diversidade cultural. Preconceito. Formação docente. 

Biografia do Autor

Otávio D’Ercole Barbosa

Licenciado em Letras pelas Faculdades Integradas de Jaú 

Solimar Guindo Messias Bonjardim, Faculdades Integradas de Jaú

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe 

Docente das Faculdades Integradas de Jaú 

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Publicado

2021-02-20

Como Citar

D’Ercole Barbosa, O., & Guindo Messias Bonjardim, S. (2021). DIVERSIDADE CULTURAL E EXCLUSÃO SOCIAL NAS ESCOLAS: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(1). Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/215