DIVERSIDADE NO EDUCAR: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA WALDORF E DO MÉTODO MONTESSORI
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir as metodologias pedagógicas apresentadas como alternativas ao modelo tradicional de ensino, bem como sua difusão no ensino público brasileiro, voltando-se para uma análise mais aprofundada acerca da Pedagogia Waldorf e do Método Montessori. Dentro da rotina escolar de uma instituição, o método se mostra como parte fundamental do processo educacional; portanto, a busca por uma metodologia que possa abranger os ideais necessários para a construção desse processo, com a qualidade prevista pela legislação responsável, é de extrema importância. Através de uma pesquisa teórico-bibliográfica, baseada em livros, artigos, dissertações e teses, foi possível redigir uma monografia que correlacionasse os impactos do elo entre sociedade e educação e, ainda, o papel das metodologias nesse cenário, junto à democratização de seu acesso. As investigações, tanto sobre a Pedagogia Waldorf, como o Método Montessori, possibilitaram evidenciar as competências qualitativas de tais métodos em sala de aula, debatendo seus aspectos edificantes e a influência de seu emprego na aplicação prática do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foi possível observar que ainda há um longo caminho a ser trilhado quando se trata da difusão de metodologias que visem um ensino mais humanizado e voltado às necessidades do aluno, em um contexto de abrangência geral e não elitista, mas esse caminho pode e deve ser percorrido.
Palavras-chave: Democratização. Método Montessori. Pedagogia Waldorf.