DIVERSIDADE NO EDUCAR: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA WALDORF E DO MÉTODO MONTESSORI

Autores

  • Ariel Sacaro Barbosa Ramalho
  • Leticia Olaia
  • Wanderlei Sebastião Gabini Faculdades Integradas de Jaú 

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as metodologias pedagógicas apresentadas como alternativas ao modelo tradicional de ensino, bem como sua difusão no ensino público brasileiro, voltando-se para uma análise mais aprofundada acerca da Pedagogia Waldorf e do Método Montessori. Dentro da rotina escolar de uma instituição, o método se mostra como parte fundamental do processo educacional; portanto, a busca por uma metodologia que possa abranger os ideais necessários para a construção desse processo, com a qualidade prevista pela legislação responsável, é de extrema importância. Através de uma pesquisa teórico-bibliográfica, baseada em livros, artigos, dissertações e teses, foi possível redigir uma monografia que correlacionasse os impactos do elo entre sociedade e educação e, ainda, o papel das metodologias nesse cenário, junto à democratização de seu acesso. As investigações, tanto sobre a Pedagogia Waldorf, como o Método Montessori, possibilitaram evidenciar as competências qualitativas de tais métodos em sala de aula, debatendo seus aspectos edificantes e a influência de seu emprego na aplicação prática do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, foi possível observar que ainda há um longo caminho a ser trilhado quando se trata da difusão de metodologias que visem um ensino mais humanizado e voltado às necessidades do aluno, em um contexto de abrangência geral e não elitista, mas esse caminho pode e deve ser percorrido. 

Palavras-chave: Democratização. Método Montessori. Pedagogia Waldorf. 

Biografia do Autor

Ariel Sacaro Barbosa Ramalho

 Licenciatura em Pedagogia – Faculdades Integradas de Jaú 

Leticia Olaia

Licenciatura em Pedagogia – Faculdades Integradas de Jaú 

Wanderlei Sebastião Gabini, Faculdades Integradas de Jaú 

Doutor em Educação para a Ciência – UNESP 

Pós-Doutorado em Educação - UNESP 

Docente das Faculdades Integradas de Jaú 

Downloads

Publicado

2021-02-20

Como Citar

Sacaro Barbosa Ramalho, A., Olaia, L., & Gabini, W. S. (2021). DIVERSIDADE NO EDUCAR: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS ATRAVÉS DA PEDAGOGIA WALDORF E DO MÉTODO MONTESSORI. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(1). Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/216