O CONTRASTE ENTRE A EDUCAÇÃO PARA A SABEDORIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS

Autores

  • Pamela Simone Couto
  • Nelson Palanca Faculdades Integradas de Jaú

Resumo

Santo Tomás de Aquino, com outros filósofos, como Aristóteles e Santo Agostinho sempre trabalharam com a importância de se adquirir virtudes e reconhecer a finalidade do ser humano, portanto, a Educação para a Sabedoria surge, em contrapartida, à visão capitalista do ensino, apontada no documento da Base Nacional Comum Curricular. Na qual, apresenta, realmente, qual direção está sendo encaminhada a educação. Sendo assim, as virtudes intelectuais e morais, mostram-se necessárias na superação dessa abordagem que frisa a mão de obra e o mercado de trabalho que não pode ser considerado como a finalidade de todos os Homens. Nisto, encontra-se a importância de se trabalhar com a reflexão, meditação e contemplação, pois são através delas que o indivíduo alcança os limites das possibilidades da inteligência humana, nos quais reside sua real e mais perfeita felicidade. Portanto, a matéria de Filosofia se mostra como grande aliada ao exercício do intelecto e da razão e precisa ser resgatada e considerada uma das mais importantes. 

Palavras-chave: Santo Tomás de Aquino. Educação para a Sabedoria. BNCC. 

Biografia do Autor

Pamela Simone Couto

 

 Licenciatura em Pedagogia – Faculdades Integradas De Jaú 

Nelson Palanca, Faculdades Integradas de Jaú

Doutor em Educação – UNICAMP

Docente das Faculdades Integradas de Jaú

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Publicado

2021-02-20

Como Citar

Simone Couto, P., & Palanca, N. (2021). O CONTRASTE ENTRE A EDUCAÇÃO PARA A SABEDORIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(1). Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/217