O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIADO AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS E LINGUÍSTICO PERMITEM AO EDUCADOR UMA TOMADA DE DECISÃO SOBRE O QUE E COMO ENSINAR

Autores

  • Marina Delgado
  • Lúcia Helena Ormelese de Barros Faculdades Integradas de Jaú

Resumo

Existem muitos desafios em relação ao estudo da Língua Portuguesa, os alunos possuem diferentes visões de mundo e a aquisição do conhecimento deve acompanhar essa evolução, consequentemente, o ensino tradicionalista não se mostra o mais eficaz, porque não abrange toda a variação linguística existente. O presente trabalho tem como objetivo compreender a complexidade do ensino de Língua Portuguesa de acordo com os processos metodológicos e linguísticos. É preciso que os alunos se tornem mais motivados e seguros diante do uso da língua, reconhecendo-a como um sistema que passa por diversas mudanças de acordo com cada situação e contexto. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica com livros, artigos e documentos previamente publicados sobre o assunto, com o propósito de compreender de que forma o ensino de Língua Portuguesa ocorre nas escolas, quais são seus desafios e estigmas e como a metodologia da análise linguística pode se mostrar efetiva por trazer um ensino contextualizado e situacional. Através do texto, o aluno compreende, de forma contextualizada, os fatores que interferem no uso da língua e de suas estruturas, sendo eles temporais, geográficos, sociais, culturais, educacionais e intencionais, desenvolvendo uma consciência de que não há certo e errado, mas sim, adequado e inadequado dentro de cada situação comunicativa. A análise linguística é capaz de atender as novas necessidades dos alunos, por abranger as variações linguísticas e sempre trazer o contexto de cada fala para compreensão e reflexão sobre as estruturas da língua, tornando os alunos leitores proficientes, capazes de perceber os fatores que influenciam cada produção textual e garantindo uma aprendizagem significativa. 

Palavras-chave: Análise linguística. Texto. Metodologias. 

Biografia do Autor

Marina Delgado

Licenciatura em Letras – Faculdades Integradas de Jaú 

Lúcia Helena Ormelese de Barros, Faculdades Integradas de Jaú

Mestre em Educação – Fundação Universitária Iberoamericana - UNINI

Docente das Faculdades Integradas de Jaú

Downloads

Publicado

2021-02-20

Como Citar

Delgado, M., & Ormelese de Barros, L. H. (2021). O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIADO AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS E LINGUÍSTICO PERMITEM AO EDUCADOR UMA TOMADA DE DECISÃO SOBRE O QUE E COMO ENSINAR. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(1). Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/218