ESCOLA - UM ESPAÇO PARA A (DES) CONSTRUÇÃO: VAMOS BRINCAR DE BONECAS?

Autores

  • Ana Laura Americo Aureliano
  • Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli

Resumo

O presente estudo de cunho qualitativo, tem como objetivo enfatizar a importância do brincar e da boneca como instrumentos pedagógicos para abordar a diversidade étnico-racial e cultural no ambiente escolar. A temática surgiu do interesse das pesquisadoras frente à publicação da lei 11.645/08, que prevê o ensino da cultura e da histórias afro-brasileira e indígena nos espaços escolares. Analisa a boneca indígena - Ritxòkò e africana - Abayomi, utilizadas como estratégias pedagógicas para retratar a diversidade étnico-racial e o respeito mútuo pelas diferentes culturas e como representações sociais. Permitir o acesso das crianças às bonecas de diferentes culturas e etnias, que compõe o Brasil, nos parece ser uma possibilidade rica e interessante para se trabalhar na educação básica, promovendo práticas pedagógicas voltadas para a diversidade étnico-racial e cultural no ambiente escolar, tornando a escola um espaço para a construção de uma sociedade futura inclusiva nos aspectos culturais. 

Palavras-Chave: Brincar. Bonecas. Diversidade étnico-racial. 

Biografia do Autor

Ana Laura Americo Aureliano

Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Integradas de Jaú 

Licenciatura em Letras – Universidade Norte do Paraná 

Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli

Pós-doutora em educação – UFSCAR 

Docente das Faculdades Integradas de Jaú 

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Publicado

2021-02-20

Como Citar

Americo Aureliano, A. L., & Zaniolo Mascioli, S. A. (2021). ESCOLA - UM ESPAÇO PARA A (DES) CONSTRUÇÃO: VAMOS BRINCAR DE BONECAS?. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(1). Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/219