AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA DESMISTIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Fernanda de Almeida Lins
  • Vania Aparecida Borim Moretto Delpino Faculdades Integradas de Jaú 
  • Celso Henrique Nicola Faculdades Integradas de Jaú

Resumo

A disciplina de matemática tem se destacado quanto ao mau desempenho dos alunos brasileiros. As pesquisas revelam que o baixo índice associado a essa disciplina, está constantemente relacionado às dificuldades que os alunos encontram devido a alguns estigmas construídos pela sociedade a respeito da matemática. Nesse contexto, o presente estudo buscou oferecer indicações do papel da neurociência cognitiva ao professor e a escola para combater o estigma de que aprender matemática é complexo. Dessa forma, o trabalho prosseguiu a partir de uma revisão bibliográfica, fundamentada em livros, artigos, dissertações, teses, entre outros trabalhos já publicados. Esses materiais foram estudados e selecionados em função de fontes confiáveis e de referência, garantindo a veracidade deste estudo. Durante a análise dos materiais reunidos foi possível conhecer o funcionamento cerebral e a importância da neurociência para prática pedagógica. Discutiu-se, portanto, como o cérebro humano aprende e reage aos estímulos, bem como, os benefícios que o estudo dessa ciência traz para educação, sobretudo para as aulas de matemática. Entender como cada aluno se sente no ato da aprendizagem é fundamental para que o docente proporcione momentos significativos para o educando. Logo, evidenciou-se que o professor fundamentado nos estudos da neurociência, está preparado para entender que não existe ninguém incapaz de aprender e assim enriquecer sua práxis. 

Palavras-chave: Aprendizagem. Matemática. Neurociência. 

Biografia do Autor

Fernanda de Almeida Lins

Licenciada em Pedagogia – Faculdades Integradas de Jaú 

Vania Aparecida Borim Moretto Delpino, Faculdades Integradas de Jaú 

Mestre em Educação – Fundação Universitária Iberoamericana – FUNIBER 

Docente das Faculdades Integradas de Jaú 

Celso Henrique Nicola, Faculdades Integradas de Jaú

Mestre em Matemática – Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Docente das Faculdades Integradas de Jaú

Downloads

Publicado

2021-02-20

Como Citar

de Almeida Lins, F., Borim Moretto Delpino, V. A., & Nicola, C. H. (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA DESMISTIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(1). Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/220