AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA DESMISTIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
A disciplina de matemática tem se destacado quanto ao mau desempenho dos alunos brasileiros. As pesquisas revelam que o baixo índice associado a essa disciplina, está constantemente relacionado às dificuldades que os alunos encontram devido a alguns estigmas construídos pela sociedade a respeito da matemática. Nesse contexto, o presente estudo buscou oferecer indicações do papel da neurociência cognitiva ao professor e a escola para combater o estigma de que aprender matemática é complexo. Dessa forma, o trabalho prosseguiu a partir de uma revisão bibliográfica, fundamentada em livros, artigos, dissertações, teses, entre outros trabalhos já publicados. Esses materiais foram estudados e selecionados em função de fontes confiáveis e de referência, garantindo a veracidade deste estudo. Durante a análise dos materiais reunidos foi possível conhecer o funcionamento cerebral e a importância da neurociência para prática pedagógica. Discutiu-se, portanto, como o cérebro humano aprende e reage aos estímulos, bem como, os benefícios que o estudo dessa ciência traz para educação, sobretudo para as aulas de matemática. Entender como cada aluno se sente no ato da aprendizagem é fundamental para que o docente proporcione momentos significativos para o educando. Logo, evidenciou-se que o professor fundamentado nos estudos da neurociência, está preparado para entender que não existe ninguém incapaz de aprender e assim enriquecer sua práxis.
Palavras-chave: Aprendizagem. Matemática. Neurociência.