O TEXTO DE HUMOR NA SALA DE AULA: VALIOSO ALIADO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Giovana Salvador de Lima
  • Suzana Abrunhosa

Resumo

No Brasil, as adversidades em relação ao ensino são inquestionáveis e muitos educandos sentem dificuldade em estabelecer um elo entre o conteúdo ministrado pelos professores e a vida prática. Diante dessa situação, alterações vêm sendo feitas e, no que concerne ao ensino da Língua Portuguesa, diferentes gêneros são introduzidos na sala de aula, sendo que entre eles encontram-se os que propalam o humor. Este artigo considera o espaço do humor, quando utilizado como metodologia em sala de aula, e como o riso pode influenciar na aprendizagem. A origem do termo humor remonta à antiguidade e, ao longo do tempo, várias investigações foram realizadas para entender os fenômenos do riso, entretanto, o objetivo deste trabalho não é discorrer sobre os estudos do humor, mas abordar as linhas básicas, para poder relacionar o tema humor com sua utilização em sala de aula, visto que, com o material humorístico, podem ser trabalhados aspectos expressivos, estéticos, gramaticais da língua, entre outros. Através das leituras realizadas, foi possível entender que o estudo dos recursos linguísticos associados ao humor pode possibilitar a potencialização do processo de ensino aprendizagem, tornando-o prazeroso tanto para o docente como para o estudante, no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa. 

Palavras-chave: Humor. Recursos Linguísticos. Ensino da Língua Portuguesa. 

Biografia do Autor

Giovana Salvador de Lima

Licenciada em Letras pelas Faculdade Integradas de Jaú 

Suzana Abrunhosa

Mestre em Língua Portuguesa 

Docente das Faculdades Integradas de Jaú 

Downloads

Publicado

2021-02-20

Como Citar

Salvador de Lima, G., & Abrunhosa, S. (2021). O TEXTO DE HUMOR NA SALA DE AULA: VALIOSO ALIADO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 4(1). Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/221