MASSIFICAÇÃO OU INCLUSÃO ESCOLAR? ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Ana Paula Silveira
  • Helena Vetorazo

Resumo

O presente artigo resulta de uma reflexão com base nas experiências docentes das autoras, nesse sentido discutir a inclusão escolar é ir além do que está posto nas unidades educacionais. Se faz necessário que os profissionais da educação conceituem, diferenciem e compreendam as especificidades da inclusão e da massificação que envolvem as práticas educativas nas últimas décadas. Frente a isso o artigo apresenta uma breve fundamentação dos termos inclusão e massificação, baseada nos autores clássicos da Pedagogia Histórico Crítica. Inclusão escolar não é sinônima de democratização escolar ou acessoa educação de qualidade. Incluir é oferecer uma gama de oportunidades nos diversos segmentos sociais, além de assegurar os direitos civis e sociais, daqueles grupos que serão incluídos. 

Palavras-chave: Inclusão; Massificação, Escola. 

Biografia do Autor

Ana Paula Silveira

Doutoranda em Educação - UFSCAR. Mestra em Ciências Sociais na Educação- UNICAMP. Integrante Observatório e pesquisa das políticas de avaliação da educação superior (POW1); Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação e Sociedade (GPPES) – UNICAMP; Integrante do Grupo de Estudos de Metodologias Participativas (GEMPA)- Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (-USP); Professora Licenciada de Educação Básica I -Pitangueiras SP. 

Helena Vetorazo

Doutoranda em Ciências Sociais na Educação – UNICAMP. Mestra em Ciências Sociais na Educação – UNICAMP. Integrante do Grupo de Pesquisas em Diferenciação Sociocultural – UNICAMP; Integrante do Grupo de Pesquisas em Educação e Tecnologia – UNICAMP; Associada à ANPED; Professora de Ciências Sociais Aplicadas Universidade Anhanguera – SP. 

Downloads

Publicado

2019-08-24

Como Citar

Silveira, A. P., & Vetorazo, H. (2019). MASSIFICAÇÃO OU INCLUSÃO ESCOLAR? ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(2), 2–14. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/222