O ENSINO DA CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA DANÇA

Autores

  • Natália Mazzilli Dias
  • Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli

Resumo

Este artigo possui como tema o ensino das Danças Indígenas na Educação Básica. A temática vem do interesse das pesquisadoras pela dança e da compreensão da dança enquanto manifestação cultural e patrimônio histórico-cultural das sociedades, e portanto das Danças Indígenas enquanto representação de luta e resistência na sociedade brasileira. Tem por objetivo, compreender as possibilidades de inserção das Danças Indígenas na Educação Básica como metodologia para o trabalho acerca das culturas e artes indígenas. Intentamos que este estudo subsidie a prática de professoras, de modo a enriquecer a atuação docente em relação às corporeidades e às relações étnico-raciais. 

Palavras-chave: Dança na escola; Danças Indígenas; Educação Étnico-racial. 

Biografia do Autor

Natália Mazzilli Dias

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciência e Letras - Unesp Araraquara. Membro do grupo Pet Pedagogia - MEC/SESu e do GEERERE – Fundação Araporã.

Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli

Pós doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAr. Membro dos seguintes Grupos de pesquisa: GEERERE– Fundação Araporã; NEEVY – Estudos em Vygotsky. Profa Orientadora do Pet Pedagogia - MEC/SESu. Docente das Faculdades Integradas de Jaú 

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Publicado

2019-08-24

Como Citar

Mazzilli Dias, N., & Zaniolo Mascioli, S. A. (2019). O ENSINO DA CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA DANÇA. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(2), 15–27. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/223