HISTÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES: INVESTIMENTOS DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O objetivo do presente artigo é mostrar os investimentos efetivados pelas famílias de futuros professores — alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras/Campus de Araraquara/Unesp —durante o período da Educação Infantil de tais alunos. Nossas fontes são 272 histórias de escolarização produzidas, no âmbito da disciplina Didática II, nos anos 2005, 2009, 2013 e 2017 por alunos dos períodos diurno (133 alunos) e noturno (139 alunos) do referido curso. Para analisar nossos dados, utilizamos os procedimentos que advêm da técnica Análise de Conteúdo e trabalhamos com três categorias: Ações da Família, Discursos e Posturas da Família e Relação família-escola. Com relação ao tipo de instituição frequentada durante a Educação Infantil, há o predomínio das instituições públicas em ambos os períodos, sendo que as ações são a principal forma de investimento das famílias durante a Educação Infantil. Além disso, as mães são a figura mais citada pelos alunos como responsável pela efetivação das ações.
Palavras-chave: Participação da família. Alunos de Pedagogia. Educação Infantil.