REFLEXÕES ACERCA DA BONECA INDÍGENA: EDUCAÇÃO ESCOLAR, DIVERSIDADES E INFÂNCIAS

Autores

  • Ana Cláudia Magnani Delle Piagge
  • Marcia Cristina Argenti Perez
  • Tatiane Pereira de Souza

Resumo

De que forma, crianças que não veem bonecas semelhantes aos marcadores da diversidade de identificações étnico raciais, poderão construir a sua identidade, desenvolvendo sua alteridade, e, consequentemente, a aceitação do outro, constituindo-se, assim, como pessoas plenas, que reconhecem a diversidade de identidades corpóreas? Essa indagação ilustra nosso incomodo com a ausência de bonecas que representem as diversidades socioétnicorraciais e culturais presentes na sociedade. Por isso, o objetivo desse trabalho é sistematizar conhecimentos e estratégias sobre a utilização da boneca indígena Rtixòkò. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico e transdisciplinar realizada a partir da análise de estudos da área da História, Sociologia e Psicologia da Educação e obras específicas da cultura indígena. O estudo permitiu sistematizar conhecimentos que legitimam a importância da boneca, como símbolo lúdico e cultural relevante na sensibilização das crianças quanto a diversidade étnica existente no Brasil, a partir do conhecimento da história e da cultura. 

Palavras-chave: Identidade. Crianças. Brincadeiras com bonecas. 

Biografia do Autor

Ana Cláudia Magnani Delle Piagge

Mestranda no Programa de Educação Sexual. Pedagoga, Artesã, Escritora, Contadora de História e Investigadora das Artes Manuais. Pesquisadora e colaboradora do AKOMA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades & Memórias/CLADIN-LEAD-NUPE da UNESP-FCLAr 

Marcia Cristina Argenti Perez

Doutora em Ciências, concentração em Psicologia, pela Universidade de São Paulo (USP-FFCLRP). Docente e Pesquisadora da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Psicologia da Educação (UNESP FCLAr). Líder do GEPIFE: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Família e Escolarização (UNESP-CNPq). 

Tatiane Pereira de Souza

Doutora em Ciências Sociais pela Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNESP/FCLAr). Mestre em Educação pela UFSCar. Pedagoga e Congadeira do Terno de Congada Chapéus de Fitas. Idealizadora e Coordenadora do AKOMA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Africanidades, Culturas, Diversidades & Memórias/CLADIN-LEAD-NUPE da UNESP-FCLAr. 

Publicado

2019-08-24

Como Citar

Magnani Delle Piagge, A. C., Argenti Perez, M. C., & Pereira de Souza, T. (2019). REFLEXÕES ACERCA DA BONECA INDÍGENA: EDUCAÇÃO ESCOLAR, DIVERSIDADES E INFÂNCIAS. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(2), 54–70. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/226