REFLEXÕES ACERCA DA BONECA INDÍGENA: EDUCAÇÃO ESCOLAR, DIVERSIDADES E INFÂNCIAS
Resumo
De que forma, crianças que não veem bonecas semelhantes aos marcadores da diversidade de identificações étnico raciais, poderão construir a sua identidade, desenvolvendo sua alteridade, e, consequentemente, a aceitação do outro, constituindo-se, assim, como pessoas plenas, que reconhecem a diversidade de identidades corpóreas? Essa indagação ilustra nosso incomodo com a ausência de bonecas que representem as diversidades socioétnicorraciais e culturais presentes na sociedade. Por isso, o objetivo desse trabalho é sistematizar conhecimentos e estratégias sobre a utilização da boneca indígena Rtixòkò. A metodologia utilizada é de cunho bibliográfico e transdisciplinar realizada a partir da análise de estudos da área da História, Sociologia e Psicologia da Educação e obras específicas da cultura indígena. O estudo permitiu sistematizar conhecimentos que legitimam a importância da boneca, como símbolo lúdico e cultural relevante na sensibilização das crianças quanto a diversidade étnica existente no Brasil, a partir do conhecimento da história e da cultura.
Palavras-chave: Identidade. Crianças. Brincadeiras com bonecas.