APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: RELEITURA DAS PROPAGANDAS TELEVISIVAS DAS DÉCADAS DE 19 80 E 19 90 NO BRASIL
Resumo
Diante do surgimento das novas práticas de ensino que se observa atualmente, a Aprendizagem Baseada em Projetos temse destacado por sua praticidade de aplicação e resultados apresentados, principalmente na formação profissional dos cursos de nível técnico. O presente trabalho teve como objetivo utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos na elaboração de uma sala temática resgatando a história da propaganda no Brasil nas décadas de 1980 e 1990 e concomitantemente a memória de José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha,como ferramenta de aprendizagem dos alunos. Participaram do estudo quarenta alunos do curso técnico integrado ao médio de administração de uma instituição do interior do estado de São Paulo. Para tanto foram utilizados materiais como projetor multimídia, sistema de som, luzes de LED, bexigas, confetes e serpentinas, notebook, vídeos de propagandas dasdécadasde 1980 e 1990. Como procedimento, os alunos realizaram um levantamento sobre a propaganda no contexto brasileiro, selecionaram duaspropagandas e a partir destas, elaboraram vídeos, tendo eles próprios como atores, fazendo uma releitura para osdias atuais, adaptando a linguagem, vestimentas e contextos culturais. Como resultados, o estudo pode possibilitar aos alunos, a partir da experiência com o projeto desenvolvido, que a história da propaganda forneceu uma compreensão do momento histórico atual, e que as ideias e estratégias utilizadas na década de 1980 e 1990 nas propagandas, ainda estão presentes na atualidade. Conclui-se que a Aprendizagem Baseada em Projetos colocou os alunos na condição de atores do processo, favorecendo a práxis pedagógica quanto à importância de compreender o processo histórico acerca da propaganda.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos. Propaganda. Ensino Técnico.