APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: RELEITURA DAS PROPAGANDAS TELEVISIVAS DAS DÉCADAS DE 19 80 E 19 90 NO BRASIL

Autores

  • João Alberto Prado Martin
  • Edmundo Alves de Oliveira Universidade de Araraquara

Resumo

Diante do surgimento das novas práticas de ensino que se observa atualmente, a Aprendizagem Baseada em Projetos temse destacado por sua praticidade de aplicação e resultados apresentados, principalmente na formação profissional dos cursos de nível técnico. O presente trabalho teve como objetivo utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos na elaboração de uma sala temática resgatando a história da propaganda no Brasil nas décadas de 1980 e 1990 e concomitantemente a memória de José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha,como ferramenta de aprendizagem dos alunos. Participaram do estudo quarenta alunos do curso técnico integrado ao médio de administração de uma instituição do interior do estado de São Paulo. Para tanto foram utilizados materiais como projetor multimídia, sistema de som, luzes de LED, bexigas, confetes e serpentinas, notebook, vídeos de propagandas dasdécadasde 1980 e 1990. Como procedimento, os alunos realizaram um levantamento sobre a propaganda no contexto brasileiro, selecionaram duaspropagandas e a partir destas, elaboraram vídeos, tendo eles próprios como atores, fazendo uma releitura para osdias atuais, adaptando a linguagem, vestimentas e contextos culturais. Como resultados, o estudo pode possibilitar aos alunos, a partir da experiência com o projeto desenvolvido, que a história da propaganda forneceu uma compreensão do momento histórico atual, e que as ideias e estratégias utilizadas na década de 1980 e 1990 nas propagandas, ainda estão presentes na atualidade. Conclui-se que a Aprendizagem Baseada em Projetos colocou os alunos na condição de atores do processo, favorecendo a práxis pedagógica quanto à importância de compreender o processo histórico acerca da propaganda.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos. Propaganda. Ensino Técnico.

Biografia do Autor

João Alberto Prado Martin

Mestrando em Educação pela Universidade de Araraquara. Docente da Etec Cidade do Livro 

Edmundo Alves de Oliveira, Universidade de Araraquara

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista. Docente da Universidade de Araraquara 

Downloads

Publicado

2019-08-24

Como Citar

Prado Martin, J. A., & Alves de Oliveira, E. (2019). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: RELEITURA DAS PROPAGANDAS TELEVISIVAS DAS DÉCADAS DE 19 80 E 19 90 NO BRASIL. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(2), 87–98. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/228