PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE CONTRIBUEM PARA A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃO SOCIOEDUCATIVA: A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA

Autores

  • Emerson Aparecido Augusto
  • Igor Terezane Nardocci
  • Ubirajara Donisete Ferreira Leão
  • Edmundo Alves de Oliveira UNIARA

Resumo

Este artigo propõe uma breve reflexão sobre a importância de se discutir, durante a elaboração do Projeto Político Pedagógico de uma Instituição Socioeducativa, práticas educacionais que garantam a manutenção dos direitos humanos para todos os adolescentes em regime de internação, uma vez que a garantia desses direitos está prevista na constituição brasileira de 1988 e nos tratados dos quais o Brasil é membro. Para a efetividade do PPP é necessária uma gestão democrática e participativa entre os envolvidos, pais ou responsáveis, alunos, professores, gestores e todos que direta ou indiretamente, contribuem para a formação desses jovens. A discussão dos direitos fundamentais é relevante, pois norteia o planejamento de metodologias pedagógicas, capaz de preencher lacunas na formação do jovem infrator, proporcionando oportunidades concretas de reintegração social. A garantia de uma educação transformadora, precisa ser germinada nas discussões que antecedem a elaboração do PPP e ser posta em prática durante a estadia do adolescente em uma instituição socioeducativa. De todos os diretos fundamentais e ou universais, entendemos ser inquestionável a importância do direto à vida, entretanto, para se ter esse discernimento ou qualquer outro questionamento de caráter filosófico ou científico é necessária uma formação no mínimo crítica sobre si mesmo e seu papel na sociedade, ou seja, é necessária a garantia de uma educação formadora. 

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico; Direitos Humanos; Práticas de Ensino. 

Biografia do Autor

Emerson Aparecido Augusto

Mestrando em Educação – UNIARA 

Igor Terezane Nardocci

Mestrando em Educação – UNIARA 

Ubirajara Donisete Ferreira Leão

Mestrando em Educação – UNIARA 

Edmundo Alves de Oliveira, UNIARA

Doutor em Sociologia – UNESP 

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Publicado

2019-08-24

Como Citar

Augusto, E. A., Nardocci, I. T., Ferreira Leão, U. D., & Alves de Oliveira, E. (2019). PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE CONTRIBUEM PARA A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃO SOCIOEDUCATIVA: A EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(2), 115–128. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/230