OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O ENSINO A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMA

Autores

  • Fernando Frederico de Almeida Júnior Professor em cursos de graduação e pós-graduação em Direito e Educação

Resumo

Investigar os objetivos do ensino superior e apresentar uma maneira de observá-los dentro de sala de aula consiste na temática central deste trabalho. Para tanto, discute-se os pilares da educação de acordo com o Relatório Delors, os saberes necessários à educação do futuro segundo Morin, a Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI e a Constituição Federal do Brasil. Além disso, discorre-se acerca da teoria e prática em sala de aula e sobre métodos e técnicas de ensino, com enfoque no método de problemas.

Palavras-chave: Educação superior. Objetivos. Metodologia de ensino.

Biografia do Autor

Fernando Frederico de Almeida Júnior, Professor em cursos de graduação e pós-graduação em Direito e Educação

Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha)

Pós-doutor em Direito pela Università degli Studi di Messina (Itália)

Pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Brasil)

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Brasil)

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Almeida Júnior, F. F. de. (2020). OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O ENSINO A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMA. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 3(1), 2–22. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/234