OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
Este relato de experiência faz uma análise crítica, da condução do ensino remoto emergencial e a educação à distância (EaD), no Brasil, durante a pandemia. Observamos que as dificuldades frente ao ensino remoto emergencial são imensas e que os profissionais da educação somam esforços para minimizar os prejuízos à educação, além de compreender melhor a problemática a respeito da Institucionalização da Educação à Distância e seus usos, partimos do pressuposto que todos têm direito a educação de qualidade que em meio ao cenário pandêmico não fora validado o acesso à educação, pois jovens e crianças, não dispunham de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao processo educativo. A educação do futuro com o uso vertiginoso das TDIC, ainda permanece distante da realidade brasileira. A atual pandemia revelou que as diferenças sociais causaram um abismo entre a educação à distância de qualidade e a efetivação dos processos educativos. Para realização desse relato fizemos uma revisão bibliográfica na área, a fim de estabelecer uma dialética entre os pressupostos teóricos e as nossas experiências para oferecer ao leitor um olhar criterioso, acerca da temática.
Palavras-chave: EaD. Ensino remoto emergencial. Pandemia.