O PAPEL FAMILIAR NO PROCESSO PSICOPEDAGÓGICO

Autores

  • Lívia Anicet Zanini
  • Elaine Cristina Gardinal Pizato Docente das Faculdades Integradas de Jaú

Resumo

A partir da ideia de que as famílias estão sempre implicadas nos processos de acompanhamento psicopedagógico, pretendeu-se problematizar qual é o papel que os psicopedagogos atribuem a função familiar neste processo. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de cunho exploratório, na medida em que procurou conhecer mais a respeito do tema da participação familiar no acompanhamento psicopedagógico, utilizando-se, para isso, de pesquisa bibliográfica nos sites de pesquisa Scielo, Google Acadêmico e Revista de Psicopedagogia da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Desta forma, foi possível discutir e refletir a respeito de trabalhos que: enfatizam a influência de modalidades de aprendizagem dos pais sobre às formas de aprender de seus filhos; destacam a importância de determinadas estratégias familiares para o fortalecimento da aprendizagem dos seus filhos; apresentam propostas de algumas orientações e realização de grupos de reflexão com as famílias de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Refletir sobre o papel que se atribui às famílias nos processos de aprendizagem torna-se importante para a realização de um trabalho psicopedagógico não culpabilizante das relações familiares.

Palavras-chave: família. acompanhamento psicopedagógico. dificuldades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Lívia Anicet Zanini

Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – USP – Ribeirão Preto

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Faculdades Integradas de Jaú

Elaine Cristina Gardinal Pizato, Docente das Faculdades Integradas de Jaú

Doutora em Psicologia - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

 

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Publicado

2020-11-11

Como Citar

Zanini, L. A., & Pizato, E. C. G. (2020). O PAPEL FAMILIAR NO PROCESSO PSICOPEDAGÓGICO. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 3(1), 71–86. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/237