O PAPEL FAMILIAR NO PROCESSO PSICOPEDAGÓGICO
Resumo
A partir da ideia de que as famílias estão sempre implicadas nos processos de acompanhamento psicopedagógico, pretendeu-se problematizar qual é o papel que os psicopedagogos atribuem a função familiar neste processo. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa de cunho exploratório, na medida em que procurou conhecer mais a respeito do tema da participação familiar no acompanhamento psicopedagógico, utilizando-se, para isso, de pesquisa bibliográfica nos sites de pesquisa Scielo, Google Acadêmico e Revista de Psicopedagogia da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Desta forma, foi possível discutir e refletir a respeito de trabalhos que: enfatizam a influência de modalidades de aprendizagem dos pais sobre às formas de aprender de seus filhos; destacam a importância de determinadas estratégias familiares para o fortalecimento da aprendizagem dos seus filhos; apresentam propostas de algumas orientações e realização de grupos de reflexão com as famílias de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Refletir sobre o papel que se atribui às famílias nos processos de aprendizagem torna-se importante para a realização de um trabalho psicopedagógico não culpabilizante das relações familiares.
Palavras-chave: família. acompanhamento psicopedagógico. dificuldades de aprendizagem.