O ENSINO DA ARTE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Resumo
O ensino de Arte enfrentou diversos obstáculos frente ao reconhecimento enquanto área epistemológica e buscou obter espaços nos normativos que embasam a legislação educacional brasileira, se constituindo enquanto componente curricular obrigatório somente com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) 9394/96. Entretanto, a autenticação de um novo documento que entrou em vigor no ano de 2020, ocasionando mudanças no currículo brasileiro e consequentemente no ensino da Arte: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo desta pesquisa é analisar as possíveis alterações no ensino da Arte com a implantação da BNCC. A metodologia utilizada para construção deste trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica, na qual foram selecionados livros, artigos, revistas e redes eletrônicas. Como resultados foi possível constatar a abertura para interpretações errôneas que a BNCC proporciona em comparação aos demais normativos, acarretando em receios e déficits na formação docente. A Arte não deve ser menosprezada na nova estruturação curricular, é preciso repensar esta questão, pois ela contribui para o desenvolvimento pleno do indivíduo, aperfeiçoando sua sensibilidade e criatividade possibilitando um melhor convívio em sociedade, de modo a intervir na mesma maneira autônoma propondo soluções inovadoras que a arte é capaz de proporcionar.
Palavras-chave: Arte. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Formação Docente.