ABORDAGEM COMUNICATIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Autores

  • Gabriela Cristina de Oliveira Docente da Prefeitura Municipal de Jaú
  • Elaine Regina Cassoli

Resumo

O ensino de língua estrangeira/inglês (LE/I) sempre encontrou inúmeros desafios para consolidar-se como disciplina relevante à escola, por essa razão os professores de língua inglesa podem sentir-se, muitas vezes, com dificuldades para desempenhar seu papel em sala de aula e utilizar seus conhecimentos a respeito da língua, em específico os professores recém-formados. Tem-se como objetivo, com esta pesquisa, analisar as contribuições dos conteúdos ancorados nas metodologias ativas, particularmente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ministrados aos alunos do último semestre de um curso de Letras nas aulas de Prática de Ensino de Língua Inglesa. A partir desse estudo, buscou-se entender, por meio das impressões dos futuros professores, como o conhecimento e a vivência desses com as metodologias ativas utilizadas em sala de aula poderiam contribuir para maior motivação no ensino da língua inglesa. Realizou-se uma pesquisa de campo com estudantes do último semestre de graduação em Letras de uma faculdade particular do interior do estado de São Paulo de período noturno. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário composto por doze questões abertas com o qual se averiguou as impressões e o conhecimento dos futuros professores sobre as metodologias ativas para o ensino de LE/I com foco na ABP.

Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira. Aprendizagem baseada em projetos. Formação do professor.

Biografia do Autor

Gabriela Cristina de Oliveira, Docente da Prefeitura Municipal de Jaú

Graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Jaú

Graduação em Letras – Faculdades Integradas de Jaú

Mestranda em Linguística – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Elaine Regina Cassoli

Doutora em Linguística – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Mestre em Linguística – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Docente das Faculdades Integradas de Jaú

Docente da FATEC – Jaú

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Oliveira, G. C. de, & Cassoli, E. R. (2020). ABORDAGEM COMUNICATIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 3(1), 39–58. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/241

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)