ABORDAGEM COMUNICATIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Resumo
O ensino de língua estrangeira/inglês (LE/I) sempre encontrou inúmeros desafios para consolidar-se como disciplina relevante à escola, por essa razão os professores de língua inglesa podem sentir-se, muitas vezes, com dificuldades para desempenhar seu papel em sala de aula e utilizar seus conhecimentos a respeito da língua, em específico os professores recém-formados. Tem-se como objetivo, com esta pesquisa, analisar as contribuições dos conteúdos ancorados nas metodologias ativas, particularmente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ministrados aos alunos do último semestre de um curso de Letras nas aulas de Prática de Ensino de Língua Inglesa. A partir desse estudo, buscou-se entender, por meio das impressões dos futuros professores, como o conhecimento e a vivência desses com as metodologias ativas utilizadas em sala de aula poderiam contribuir para maior motivação no ensino da língua inglesa. Realizou-se uma pesquisa de campo com estudantes do último semestre de graduação em Letras de uma faculdade particular do interior do estado de São Paulo de período noturno. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário composto por doze questões abertas com o qual se averiguou as impressões e o conhecimento dos futuros professores sobre as metodologias ativas para o ensino de LE/I com foco na ABP.
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira. Aprendizagem baseada em projetos. Formação do professor.