A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • João Alberto Prado Martin Docente da Etec Cidade do Livro
  • Edmundo Alves de Oliveira Docente da Universidade de Araraquara

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os documentos Declaração Universal dos Direitos Humanos (artigo 26) e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e suas possíveis influências sobre a educação brasileira. Realizou-se uma análise documental de tais documentos. Os resultados e discussão envolveram os níveis de ensino, considerando a educação básica, ensino técnico e ensino superior a partir das influências dos referidos documentos. Conclui-se que a partir dos documentos acima citados, as instituições educacionais devem promover ações para uma educação em Direitos Humanos. Todo cidadão consciente de seus Direitos, lutam por eles e transformam realidades. Lutam por um Estado fortalecido que promova políticas públicas para todos. Conscientes de seus direitos, promoverão uma sociedade mais justa e democrática.

Palavras-chave: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Educação.

Biografia do Autor

João Alberto Prado Martin, Docente da Etec Cidade do Livro

Mestrando em Educação pela Universidade de Araraquara. Docente da Etec Cidade do Livro

Edmundo Alves de Oliveira, Docente da Universidade de Araraquara

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista

Docente da Universidade de Araraquara

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Martin, J. A. P., & Oliveira, E. A. de. (2019). A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(1), 35–46. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/246