UMA LEITURA DESNORTEADA: A DIFICULDADE NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
Resumo
O mundo moderno está a cada momento mais tomado por sofisticadas tecnologias para facilitar a vida, dentre elas destaca-se as relacionadas à localização e conhecimento do espaço. A população está tão dependente da fala dos mesmos que qualquer necessidade de interpretar os próprios dados causa desespero e dificuldades. Ao se deparar com tal realidade adultos e adolescentes vêm sendo chamados de analfabetos geográficos. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de analisar, através da pesquisa bibliográfica, a modernização geográfica, assim como seus reflexos no desenvolvimento da alfabetização cartográfica no Ensino Fundamental I. Para tanto, apresenta-se alguns pressupostos pedagógicos para ensinar sobre localização, além da necessidade de considerar a criação de elos entre conhecimentos concretos e abstratos para que uma alfabetização cartográfica seja bem sucedida e que se diminua o número de pessoas que desconhecem o processo de localização no espaço.
Palavras-Chave: Alfabetização-Espacial. Cartografia. Ensino-Aprendizagem.