UMA LEITURA DESNORTEADA: A DIFICULDADE NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

Autores

  • Ana Elisa Milani Baldo Chiachio
  • Solimar Guindo Messias Bonjardim Docente das Faculdades Integradas de Jahu

Resumo

O mundo moderno está a cada momento mais tomado por sofisticadas tecnologias para facilitar a vida, dentre elas destaca-se as relacionadas à localização e conhecimento do espaço. A população está tão dependente da fala dos mesmos que qualquer necessidade de interpretar os próprios dados causa desespero e dificuldades. Ao se deparar com tal realidade adultos e adolescentes vêm sendo chamados de analfabetos geográficos. Diante disso, o presente artigo tem o objetivo de analisar, através da pesquisa bibliográfica, a modernização geográfica, assim como seus reflexos no desenvolvimento da alfabetização cartográfica no Ensino Fundamental I. Para tanto, apresenta-se alguns pressupostos pedagógicos para ensinar sobre localização, além da necessidade de considerar a criação de elos entre conhecimentos concretos e abstratos para que uma alfabetização cartográfica seja bem sucedida e que se diminua o número de pessoas que desconhecem o processo de localização no espaço.

Palavras-Chave: Alfabetização-Espacial. Cartografia. Ensino-Aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Elisa Milani Baldo Chiachio

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Jahu

Pós Graduada em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Jahu

Solimar Guindo Messias Bonjardim, Docente das Faculdades Integradas de Jahu

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe

Coordenadora Núcleo Institucional de Pesquisa e Iniciação Científica – FIJ

Docente das Faculdades Integradas de Jahu - Fundação Dr. Raul Bauab

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Chiachio, A. E. M. B., & Bonjardim, S. G. M. (2019). UMA LEITURA DESNORTEADA: A DIFICULDADE NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(1), 47–60. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/247