TRAJETÓRIAS DE VIDAS DANÇANTES: A ELABORAÇÃO DA CORPOREIDADE DE PROFESSORES

Autores

  • Roberta Maria Zambon Maziero
  • Maristela Angotti UNESP/Araraquara

Resumo

O presente artigo trata da elaboração da corporeidade de três professoras e um professor que possuem experiências com a dança em suas trajetórias de vida pessoal e profissional. Utiliza pressupostos da Fenomenologia, propondo um entrelaçamento dos conceitos de corporeidade, cultura, dança e formação de professores. Emprega uma abordagem qualitativa na coleta das narrativas, organizadas em três blocos de significação. As descrições revelam experiências com a dança na vida familiar, formação inicial, continuada e contínua em serviço, apontando aspectos da corporeidade ligados as vivências com esta manifestação cultural em diferentes âmbitos. A prática de uma dança mais performática na qual o corpo é tratado como objeto passa por transformações, durante os períodos de formação, com destaque para a formação contínua em serviço na possibilidade de reflexão e compreensão de suas trajetórias de vida marcadas pela dança como geradora de aprendizado de si e da realidade.

Palavras-chave: Dança. Corporeidade. Formação de professor(a)

Biografia do Autor

Roberta Maria Zambon Maziero

Graduada em Educação Física – UNICEP

Mestre em Educação escolar - UNESP

Doutoranda em Educação - UFSCar

Maristela Angotti, UNESP/Araraquara

Graduada em Pedagogia – UNESP

Doutorado em Educação – UFSCar

Docente do Curso de Pedagogia FCL/UNESP/Araraquara

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Maziero, R. M. Z., & Angotti, M. (2019). TRAJETÓRIAS DE VIDAS DANÇANTES: A ELABORAÇÃO DA CORPOREIDADE DE PROFESSORES. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(1), 61–75. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/248