TRAJETÓRIAS DE VIDAS DANÇANTES: A ELABORAÇÃO DA CORPOREIDADE DE PROFESSORES
Resumo
O presente artigo trata da elaboração da corporeidade de três professoras e um professor que possuem experiências com a dança em suas trajetórias de vida pessoal e profissional. Utiliza pressupostos da Fenomenologia, propondo um entrelaçamento dos conceitos de corporeidade, cultura, dança e formação de professores. Emprega uma abordagem qualitativa na coleta das narrativas, organizadas em três blocos de significação. As descrições revelam experiências com a dança na vida familiar, formação inicial, continuada e contínua em serviço, apontando aspectos da corporeidade ligados as vivências com esta manifestação cultural em diferentes âmbitos. A prática de uma dança mais performática na qual o corpo é tratado como objeto passa por transformações, durante os períodos de formação, com destaque para a formação contínua em serviço na possibilidade de reflexão e compreensão de suas trajetórias de vida marcadas pela dança como geradora de aprendizado de si e da realidade.
Palavras-chave: Dança. Corporeidade. Formação de professor(a)