OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS SOB A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O presente artigo discute os desafios da formação de professores de matemática para o uso de tecnologias computacionais, assumindo a Teoria Histórico-Cultural como referencial teórico. Para tal, integramos o contexto tecnológico com a formação inicial e continuada de professores de matemática. Com isso, é possível prover instrumentos para que o docente vivencie em sala de aula o processo de ensino e aprendizagem, em que haja apropriação dos conceitos científicos matemáticos. Assim, apoiado pela compreensão dos conceitos historicamente desenvolvidos pela humanidade, o docente pode tomar suas decisões de forma mais consciente ao organizar o ensino como atividade. Tais decisões são ações permanentes de quem está em atividade de ensino, nesse caso, a matemática. Portanto, ao organizar os processos de ensino e de aprendizagens sob um novo método surge a preocupação de que este contemple o trabalho pedagógico emanado dos conhecimentos teóricos. Na intenção de sistematizar a cultura humana e torná-la acessível aos estudantes, este artigo propõe uma seja revisto a forma de inserção das tecnologias como recurso na atividade pedagógica, não apenas como finalidade e um meio em si, mas que promova a aprendizagem.
Palavras-chave: educação matemática. Formação de professores. Tecnologia na educação. Teoria Histórico-Cultural.