DESCOBRINDO O MUNDO POR MEIO DO BRINCAR HEURÍSTICO E DO BRINCAR TELÚRICO
Resumo
Tendo em vista que o brincar na Educação Infantil é imprescindível para o desenvolvimento de habilidades infantis desde a mais tenra idade, este estudo tem como tema o brincar Heurístico por meio do brincar do Telúrico, pois são duas vertentes que devem estar presentes no cotidiano dessa modalidade de ensino. A primeira está intimamente ligado ao brincar pelas descobertas, livre e espontâneo, enquanto a segunda diz respeito ao brincar de construir brinquedos por meio dos elementos da natureza. Assim, a Teoria Histórico-Cultural pode auxiliar tais brincadeiras quando a mediação é feita pelo professor para o processo de ensino/aprendizagem, a fim de analisar as possibilidades e contribuições do brincar Heurístico com elementos advindos da natureza para o desenvolvimento de habilidades infantis. A partir desse pressuposto, o objetivo geral deste trabalho é discutir os benefícios da utilização dos elementos naturais para o brincar. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, elaborada a partir de livros, artigos científicos, dissertações, teses e fontes paralelas: internet, revistas e jornais, bem como pesquisa documental com análises de documentos legais que embasam a Educação Infantil, a infância e o brincar.
Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar Heurístico. Brincar Telúrico.