DESCOBRINDO O MUNDO POR MEIO DO BRINCAR HEURÍSTICO E DO BRINCAR TELÚRICO

Autores

  • Salete Rosemara Gazola
  • Suselaine A. Zaniolo Mascioli

Resumo

Tendo em vista que o brincar na Educação Infantil é imprescindível para o desenvolvimento de habilidades infantis desde a mais tenra idade, este estudo tem como tema o brincar Heurístico por meio do brincar do Telúrico, pois são duas vertentes que devem estar presentes no cotidiano dessa modalidade de ensino. A primeira está intimamente ligado ao brincar pelas descobertas, livre e espontâneo, enquanto a segunda diz respeito ao brincar de construir brinquedos por meio dos elementos da natureza. Assim, a Teoria Histórico-Cultural pode auxiliar tais brincadeiras quando a mediação é feita pelo professor para o processo de ensino/aprendizagem, a fim de analisar as possibilidades e contribuições do brincar Heurístico com elementos advindos da natureza para o desenvolvimento de habilidades infantis. A partir desse pressuposto, o objetivo geral deste trabalho é discutir os benefícios da utilização dos elementos naturais para o brincar. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, elaborada a partir de livros, artigos científicos, dissertações, teses e fontes paralelas: internet, revistas e jornais, bem como pesquisa documental com análises de documentos legais que embasam a Educação Infantil, a infância e o brincar.

Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar Heurístico. Brincar Telúrico.

Biografia do Autor

Salete Rosemara Gazola

Graduação em Pedagogia

Faculdades Integradas de Jaú

Suselaine A. Zaniolo Mascioli

Pós-Doutora em Educação – sub-área: Educação Infantil – UFSCAr. Pesquisadora Integrante do “Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigostky” – Neevy – UFSCar e do GEERERI Grupo de Estudos “Educação e Relações Étnico-Raciais na Temática Indígena”. Docente: FIJ- Faculdades Integradas de Jáu; UNIP -Universidade Paulista.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Gazola, S. R., & Mascioli, S. A. Z. (2019). DESCOBRINDO O MUNDO POR MEIO DO BRINCAR HEURÍSTICO E DO BRINCAR TELÚRICO. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(1), 103–123. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/251