CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL

Autores

  • Karina Ap Ramos da Silva
  • Fábio Henrique Pinheiro

Resumo

Inúmeros são os fatores que influenciam na aquisição de conhecimentos, principalmente durante o processo de alfabetização. Contudo essa apropriação de conhecimentos nem sempre ocorre de maneira linear e durante processo de alfabetização as dificuldades podem se fazer presentes. Diante destas peculiaridades da aprendizagem, um trabalho multiprofissional é fundamental para lidar com as possíveis lacunas existentes em âmbito escolar. Dessa forma o trabalho psicopedagógico em cunho institucional se faz pertinente, pois este profissional embasado em métodos e técnicas específicas pode oferecer orientações adequadas aos docentes e contribuir de maneira preventiva para a superação de dificuldades de aprendizagem e para o êxito educacional desses escolares.Uma das bases essenciais para a alfabetização é consciência fonológica pois esta possibilita a percepção e reflexão sobre a estrutura da língua favorecendo e estimulando a aprendizagem em pré escolares, no entanto, este trabalho de estimulação da consciência fonológica na Educação infantil deve preconizar a utilização do lúdico, condizendo com a faixa etária deste público alvo em questão,tornando-se um recurso prazeroso e valioso na aprendizagem durante a Educação Infantil e nos anos posteriores.

Palavras-chaves: Psicopedagogia. Consciência Fonológica. Ludicidade.

Biografia do Autor

Karina Ap Ramos da Silva

Pós-Graduação em Psicopedagogia

Faculdades Integradas de Jaú

Fábio Henrique Pinheiro

Fonoaudiólogo – UNESP – Marília

Doutor em Educação FFC / UNESP - Marília

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Silva, K. A. R. da, & Pinheiro, F. H. (2019). CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(1), 124–135. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/252