LEITURA E ESCRITA: UMA DESCOBERTA QUE PODE SER REALIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Suzana Abrunhosa Faculdades Integradas de Jaú

Resumo

A falta do hábito de leitura por parte de muitos educandos é uma lastimável constatação que os docentes fazem cotidianamente e o mesmo se verifica quanto à prática da escrita. Sendo assim, uma mudança de perspectiva sobre as concepções de leitura se faz necessária, para que os conceitos redutores do ato de ler não gerem leitores que apenas reproduzam significados. Apesar das dificuldades, o ambiente escolar se destaca por ser o local onde crianças e adolescentes podem obter o preparo adequado para compreender os vários gêneros textuais que circulam socialmente e o papel mediador do professor é de suma importância. Para compreender o valor da leitura serão utilizados como apoio teórico os conceitos preconizados por Chartier (1999), Abreu (2006), Soares (2005), Klebis (2008), Silva (1999;2003;2017), Cagliari (1989) e Geraldi (1993). Também serão apresentadas as orientações propostas pelos PCNs (1998) e, sobre sequência didática, o procedimento sugerido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).

Palavras-chave: Práticas de leitura. Concepções de leitura. Ambiente escolar.

Biografia do Autor

Suzana Abrunhosa, Faculdades Integradas de Jaú

Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Jaú

Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Docente das Faculdades Integradas de Jaú

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Abrunhosa, S. (2019). LEITURA E ESCRITA: UMA DESCOBERTA QUE PODE SER REALIZADA NO AMBIENTE ESCOLAR. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 2(1), 136–147. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/253