A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS INTERATIVOS PARA A INFOINCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O presente trabalho procura analisar a aprendizagem dos alunos surdos na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA), desenvolvendo uma sequência didática que analisa aspectos da cultura surda, dentro da perspectiva sócio interacionista para o envolvimento desse aluno na cibercultura. As dificuldades encontradas pelos surdos usuários de Libras no acesso à informação, à comunicação, à interatividade e interação são desafiadoras nesta pesquisa, bem como a intenção de rever metodologias utilizadas na EJA. Questiona-se, também, o papel do conhecimento da cultura surda como principal ponto de desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais da pessoa com surdez. Na perspectiva inclusiva, apontamos para a importância da tecnologia no avanço educacional. Portanto, propondo uma metodologia com recursos interativos, busca-se contribuir com o respeito à cultura surda e sua cidadania na atualidade.
Palavras-chave: Infoinclusão. Alunos Surdos. Educação de Jovens e Adultos. Cibercultura.