A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS INTERATIVOS PARA A INFOINCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Elenira Aparecida Paschuini
  • Nuria Pons Vilardell Camas

Resumo

O presente trabalho procura analisar a aprendizagem dos alunos surdos na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA), desenvolvendo uma sequência didática que analisa aspectos da cultura surda, dentro da perspectiva sócio interacionista para o envolvimento desse aluno na cibercultura. As dificuldades encontradas pelos surdos usuários de Libras no acesso à informação, à comunicação, à interatividade e interação são desafiadoras nesta pesquisa, bem como a intenção de rever metodologias utilizadas na EJA. Questiona-se, também, o papel do conhecimento da cultura surda como principal ponto de desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais da pessoa com surdez. Na perspectiva inclusiva, apontamos para a importância da tecnologia no avanço educacional. Portanto, propondo uma metodologia com recursos interativos, busca-se contribuir com o respeito à cultura surda e sua cidadania na atualidade.

Palavras-chave: Infoinclusão. Alunos Surdos. Educação de Jovens e Adultos. Cibercultura.

Biografia do Autor

Elenira Aparecida Paschuini

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Letras Português e Letras Libras (UEM). Pós-graduada em Educação Especial, LIBRAS/Língua Portuguesa, em Educação Profissional EJA. Interprete/Tradutora LIBRAS. POLILIBRAS.

Nuria Pons Vilardell Camas

Doutora em Educação: Currículo (PUCSP), Professora e Pesquisadora (UFPR) de Tecnologias e Educação, professora e orientadora no Programa de Pós-graduação Mestrado Educação: Teoria e Prática do Ensino na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Paschuini, E. A., & Camas, N. P. V. (2018). A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS INTERATIVOS PARA A INFOINCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(2), 1–15. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/256