SURDEZ E INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daiane Natalia Schiavon

Resumo

O presente trabalho partiu da perspectiva da inclusão escolar de alunos surdos na classe comum. Objetivou-se assim analisar a prática pedagógica de duas professoras do primeiro ano do ensino fundamental com alunos surdos, visando identificar as ações comunicativas entre os mesmos. Este trabalho se constituiu numa pesquisa de caráter qualitativo. A partir das observações obtidas, foi feita uma comparação com o que pontua a literatura pertinente, verificando-se assim, as práticas pedagógicas inclusivas adotadas pelos professores. A pesquisa desenvolveu-se em duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de uma cidade de pequeno porte, estado de São Paulo. Também foi aplicado junto aos docentes um questionário/entrevista constituído por reflexões acerca de sua própria prática pedagógica, referente ao ensino aprendizagem do aluno surdo. Os resultados reforçam a ideia de que cabe aos educadores estarem mais próximos dos alunos, fazendo adaptações do currículo e estruturando estratégias comunicativas e pedagógicas para cada um. Evidenciam a necessidade da continuidade da formação dos professores que atuam com estes alunos e apontam dificuldades relacionadas ao padrão de comunicação entre a professora e o aluno, oriundas da importância da LIBRAS como canal efetivo de compreensão entre ambos. Palavras-chaves: Surdez; inclusão escolar; práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Daiane Natalia Schiavon

Doutora em Educação Escolar – FCLAr – UNESP

Pós-Doutoranda em Educação Especial – UFSCar

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Publicado

2018-08-20

Como Citar

Schiavon, D. N. (2018). SURDEZ E INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(2), 16–31. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/257