ARISTÓTELES E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM EXAME FILOSÓFICO SOBRE O CAMPO ACADÊMICO DO CURRÍCULO

Autores

  • Marcos Vinicius Marques

Resumo

O tema deste artigo são as discussões atuais sobre o currículo escolar. Duas visões sobre o mesmo tema foram analisadas filosoficamente com base em alguns elementos presentes na obra aristotélica: A primeira diz respeito à influência do contexto de atuação profissional na configuração curricular; A segunda se refere ao multiculturalismo, como referencial que ganha cada vez mais aceitação nas pesquisas atuais sobre o tema. As relações entre estas duas formas de conceber as pesquisas acadêmicas sobre o currículo foram analisadas a partir da demonstração de alguns princípios presentes na obra de Aristóteles. A partir deste exame filosófico, defendemos que, para que os estudos sobre currículo promovam ações mais eficazes é necessário passarmos a considerar, cada vez mais, o contexto de atuação profissional a fim de tornarmo-nos mais eficazes na tarefa de ensinar.

Palavras-chaves: Currículo; Filosofia; Aristóteles.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Marques

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Membro do GEPEFEC – UNESP- Araraquara

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Publicado

2018-08-20

Como Citar

Marques, M. V. (2018). ARISTÓTELES E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM EXAME FILOSÓFICO SOBRE O CAMPO ACADÊMICO DO CURRÍCULO. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(2), 32–51. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/258