ATUAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR

Autores

  • Érica Romano Zanquim

Resumo

Este artigo apresenta a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, período significativo para a inserção da criança pequena na vida escolar e local no qual ela estabelece desde muito cedo relações de aprendizagens e convívio com outras pessoas. O objetivo deste trabalho é discutir tanto o impacto da prática docente dos professores e de suas concepções acerca da educação infantil quanto as contribuições e implicações desta prática mediadora no desenvolvimento das crianças. Para tanto, nos valemos das prescrições legais e das considerações de teóricos que abordam e fundamentam a prática pedagógica como fazer fundante e estruturante do processo ensino-aprendizagem. Nosso intuito é trazer a reflexão de que como professor, a profissão do pedagogo se constitui em prática social que deve mediar e viabilizar meios para que a criança, em sua primeira etapa de vida, insira-se e participe ativamente no ambiente escolar e se desenvolva integralmente.

Palavras-chave: Educação Infantil. Mediação. Professor.

Biografia do Autor

Érica Romano Zanquim

Grupo de pesquisa GPEI - Educação Infantil: aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados - UNESP/ FCLAr Araraquara.

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Publicado

2018-08-20

Como Citar

Zanquim, Érica R. (2018). ATUAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(2), 66–77. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/260