FORMAÇÃO CONTINUADA E CONDIÇÕES DE TRABALHO: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROFESSORES QUE ATUAM EM CRECHES
Resumo
O presente artigo discute os desdobramentos acerca da formação inicial e continuada dos professores que atuam em creches mediante o contexto de desvalorização da Educação Infantil em nosso país. Pretende-se compreender se é possível encontrar condições de trabalho que viabilizem a formação continuada destes profissionais partindo do pressuposto de que estas são de extrema importância quando pensamos o desenvolvimento profissional, o aprimoramento do trabalho docente e a qualidade do atendimento pedagógico. Ancorando-nos na abordagem qualitativa, os dados os quais subsidiam nossas análises referem-se a coleta realizada para o desenvolvimento de dissertação. Foram aplicados questionários mistos a 27 professoras de creche com sede em 9 unidades de diferentes localizações. A partir do estudo é possível afirmar que as condições de trabalho são determinantes e capazes de viabilizar ou não a busca por formações continuadas e quando deterioradas, se tornam um empecilho no caminho do desenvolvimento profissional docente.
Palavras-chave: Formação Continuada. Creche. Condições de trabalho.