FORMAÇÃO CONTINUADA E CONDIÇÕES DE TRABALHO: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROFESSORES QUE ATUAM EM CRECHES

Autores

  • Naiara Caroline Vaz Rosa-Pereira

Resumo

O presente artigo discute os desdobramentos acerca da formação inicial e continuada dos professores que atuam em creches mediante o contexto de desvalorização da Educação Infantil em nosso país. Pretende-se compreender se é possível encontrar condições de trabalho que viabilizem a formação continuada destes profissionais partindo do pressuposto de que estas são de extrema importância quando pensamos o desenvolvimento profissional, o aprimoramento do trabalho docente e a qualidade do atendimento pedagógico. Ancorando-nos na abordagem qualitativa, os dados os quais subsidiam nossas análises referem-se a coleta realizada para o desenvolvimento de dissertação. Foram aplicados questionários mistos a 27 professoras de creche com sede em 9 unidades de diferentes localizações. A partir do estudo é possível afirmar que as condições de trabalho são determinantes e capazes de viabilizar ou não a busca por formações continuadas e quando deterioradas, se tornam um empecilho no caminho do desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave: Formação Continuada. Creche. Condições de trabalho.

Biografia do Autor

Naiara Caroline Vaz Rosa-Pereira

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR) Mestre em Educação Escolar, especialista em Educação e Sociedade, especialista em Docência no Ensino Superior. Área de pesquisa: Educação Infantil com ênfase na formação de professores, valorização profissional e condições de trabalho dos professores.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Rosa-Pereira, N. C. V. (2018). FORMAÇÃO CONTINUADA E CONDIÇÕES DE TRABALHO: UMA ANÁLISE SOBRE OS PROFESSORES QUE ATUAM EM CRECHES. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(2), 93–112. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/262