EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MANEIRA COLABORATIVA

Autores

  • Isabela Stoco Corrêa
  • Beatriz Segantini França
  • Átila Souza Oliveira Bonfim
  • Tatiana Noronha de Souza

Resumo

A educação ambiental (EA) é fundamental para a formação para a cidadania de crianças e jovens, mas pouco inserida nas instituições de educação especial. O presente trabalho objetivou oportunizar acesso ao conhecimento da EA junto a jovens da educação especial. Foram realizados 12 encontros com jovens com deficiência intelectual, nos quais foram trabalhados diferentes temas ligados ao cotidiano do grupo, e utilizadas metodologias participativas com utilização de materiais concretos. Diante dos desafios encontrados com relação à abstração, memória e cognição, verificou-se que a EA pode ser inserida de maneira concreta, sobre atividades cotidianas. A articulação com atividades conhecidas pode ser um caminho para modificações com relação ao comportamento e o meio ambiente. Os resultados também mostram a necessidade de inclusão do tema na didática das licenciaturas.

Palavras-chaves: educação ambiental. educação especial. formação de professores.

Biografia do Autor

Isabela Stoco Corrêa

Bacharel em Ciências Biológicas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Jaboticabal.

Beatriz Segantini França

Licenciada em Ciências Biológicas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Jaboticabal.

Átila Souza Oliveira Bonfim

Licenciando em Ciências Biológicas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Jaboticabal.

Tatiana Noronha de Souza

Doutora em Educação. Docente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Jaboticabal.

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Publicado

2018-08-20

Como Citar

Corrêa, I. S., França, B. S., Bonfim, Átila S. O., & Souza, T. N. de. (2018). EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MANEIRA COLABORATIVA. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(2), 126–144. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/264