A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

  • Thais Benetti de Oliveira USC
  • Ana Maria de Andrade Caldeira UNESP

Resumo

As mudanças didático - pedagógicas que circunscrevem a Educação científica contemporânea primam o uso de metodologias a partir das quais o aluno seja um sujeito ativo no processo de ensino – aprendizagem e possa, portanto, desenvolver habilidades de análise, interpretação de textos, pesquisa, levantamento de hipóteses e resolução de problemas. Dentre essas metodologias, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) pode favorecer o trabalho com a Educação Ambiental (EA) na formação de professores de Ciências, já que contribui com a produção de conhecimentos recontextualizados às necessidades e transitoriedades dos sujeitos que enfrentam e atuam na sociedade contemporânea. A partir disso, este artigo prioriza uma discussão teórica que articulará o potencial epistemológico da Educação Ambiental para ser trabalhada, nos cursos de formação de professores, por meio da aprendizagem baseada em problema. Para tanto, contemplará dois principais objetivos: a articulação entre a Educação Ambiental e o trabalho com metodologias ativas – identificando aspectos teóricos e práticos e a exemplificação pedagógica de como essa articulação pode legitimar-se na Formação Inicial de professores de Ciências, considerando a importância de se formar professores capazes de trabalhar a EA na Educação Básica.

Palavras-chave: Formação de professores de Ciências; Educação Ambiental; Metodologias ativas.

Biografia do Autor

Thais Benetti de Oliveira, USC

Universidade Sagrado Coração (USC), Doutora em Educação para Ciência e docente do curso de Ciências Biológicas.

Ana Maria de Andrade Caldeira, UNESP

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Professora Adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Campus de Bauru.

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Oliveira, T. B. de, & Caldeira, A. M. de A. (2018). A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(1), 1–17. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/267