A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA (ABP) PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Resumo
As mudanças didático - pedagógicas que circunscrevem a Educação científica contemporânea primam o uso de metodologias a partir das quais o aluno seja um sujeito ativo no processo de ensino – aprendizagem e possa, portanto, desenvolver habilidades de análise, interpretação de textos, pesquisa, levantamento de hipóteses e resolução de problemas. Dentre essas metodologias, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) pode favorecer o trabalho com a Educação Ambiental (EA) na formação de professores de Ciências, já que contribui com a produção de conhecimentos recontextualizados às necessidades e transitoriedades dos sujeitos que enfrentam e atuam na sociedade contemporânea. A partir disso, este artigo prioriza uma discussão teórica que articulará o potencial epistemológico da Educação Ambiental para ser trabalhada, nos cursos de formação de professores, por meio da aprendizagem baseada em problema. Para tanto, contemplará dois principais objetivos: a articulação entre a Educação Ambiental e o trabalho com metodologias ativas – identificando aspectos teóricos e práticos e a exemplificação pedagógica de como essa articulação pode legitimar-se na Formação Inicial de professores de Ciências, considerando a importância de se formar professores capazes de trabalhar a EA na Educação Básica.
Palavras-chave: Formação de professores de Ciências; Educação Ambiental; Metodologias ativas.