CRENÇAS E A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Simone Makiyama
  • Rosária Cristina Costa Ribeiro UFAL

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida com licenciandos de Letras com habilitação em língua inglesa, espanhola, francesa, e que teve por finalidade investigar suas crenças sobre como aprender (e ensinar) essa língua de forma satisfatória, cujas informações foram coletadas por meio de questionário. A partir da teoria sociocultural de Vygotsky e dos estudos empreendidos por Barcelos, a análise desse material permitiu verificar que crenças em relação a autonomia, como a autoinstrução e o contato com nativos, refletem-se nas escolhas de estratégias de aprendizagem. A contribuição deste estudo se dá ao depreender em que medida as experiências enquanto aprendizes de língua estrangeira desses novos professores podem influenciar a sua forma de ensinar, bem como o papel do curso de Letras no processo de percepção de crenças para que futuros docentes possam questioná-las e, dessa forma, se viabilize um fazer pedagógico mais consciente a fim de que eles se tornem verdadeiros agentes na promoção de mudanças significativas na educação.

Palavras-chave: Formação inicial de professores – Ensino de Língua Estrangeira – Crenças da aprendizagem.

Biografia do Autor

Simone Makiyama

Mestre e Doutora em Linguística, professora do curso de Letras-inglês na Universidade Federal de Alagoas, com projetos relacionados à formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas e estudos do discurso.

Rosária Cristina Costa Ribeiro, UFAL

Mestre e Doutora em Estudos Literários, professora do Curso de Letras Francês na Universidade Federal de Alagoas. Vice-líder do Grupo de Pesquisa de Aprendizagem da Língua e Literaturas Francesas – GEFALL (Universidade Federal de Pernambuco).

Downloads

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Makiyama, S., & Ribeiro, R. C. C. (2018). CRENÇAS E A FORMAÇÃO DOCENTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(1), 18–35. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/268