FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Edson do Carmo Inforsato UNESP, FCLAr
  • Flávia Graziela Moreira Passalacqua UNESP, FCLAr

Resumo

O presente artigo focaliza a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando as ações formativas que são realizadas dentro do espaço escolar, a partir do levantamento das dissertações e teses produzidas nos Programas de Pós-graduação em Educação situados no estado de São Paulo. Sendo assim, apresenta um panorama dos estudos sobre a temática desde a década de 1990, enfatizando o crescente aumento das pesquisas no decorrer dos anos, sendo alicerçadas principalmente na vertente reflexiva e colaborativa como rebate ao paradigma da racionalidade técnica. Contudo, apesar do consenso em torno da modalidade formativa, suas ações demonstram ser incipientes quanto a sua efetividade no atendimento as reais necessidades de formação dos professores.

Palavras-chave: Formação continuada de professores; Necessidades formativas; Anos iniciais do Ensino Fundamental

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Inforsato, E. do C., & Passalacqua, F. G. M. (2018). FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(1), 36–52. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/269