A LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DE LITERATURA: O TEXTO DO LEITOR EM L’ANALPHABÈTE DE AGOTA KRISTOF

Autores

  • Rosiane Xypas Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Resumo

No âmbito do ensino da leitura de Obras Literárias completas aos futuros professores de Francês Língua Estrangeira na Universidade, fiz uma pesquisa fundamentada na Teoria da Recepção com a narração autobiográfica L´Analphabète de Agota Kristof (1935-2011). Postulei que para o ensino da leitura literária, uma metodologia centrada no interesse do aprendiz, pudesse facilitar a recepção da Obra. Além disso, me parece ser a temática do Entre-lugar muito instigante no tratamento do tema literário. O objetivo desta pesquisa foi analisar os processos interpretativos dos leitores. Por um lado, investiguei as impressões de leitura da Obra em questão, e por outro lado, verifiquei tanto as condições efetuadas de leitura do texto dos três estudantes quanto o que os fez vibrar na Obra. Pedi para cada um escrever um Diário de leitura. E para mensurar os resultados, criei um Quadro de análise do texto dos leitores. O quadro teórico desta pesquisa se inscreve com Godard (2015) no tocante ao ensino de Literatura de língua francesa; Rouxel e Langlade (2004/2013), para a leitura subjetiva. Por fim, Obras literárias tratando do tema de identidade podem ativar a memória afetiva do leitor ajudando-o na construção de si.

Palavras-chave: Leitura subjetiva. Diário de Leitura. Texto do leitor.

Biografia do Autor

Rosiane Xypas, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Grupo de Estudos de Aquisição Francesa da Língua e da Literatura – GEFALL

 

Downloads

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Xypas, R. (2018). A LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DE LITERATURA: O TEXTO DO LEITOR EM L’ANALPHABÈTE DE AGOTA KRISTOF. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(1), 53–67. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/271