A LEITURA SUBJETIVA NO ENSINO DE LITERATURA: O TEXTO DO LEITOR EM L’ANALPHABÈTE DE AGOTA KRISTOF
Resumo
No âmbito do ensino da leitura de Obras Literárias completas aos futuros professores de Francês Língua Estrangeira na Universidade, fiz uma pesquisa fundamentada na Teoria da Recepção com a narração autobiográfica L´Analphabète de Agota Kristof (1935-2011). Postulei que para o ensino da leitura literária, uma metodologia centrada no interesse do aprendiz, pudesse facilitar a recepção da Obra. Além disso, me parece ser a temática do Entre-lugar muito instigante no tratamento do tema literário. O objetivo desta pesquisa foi analisar os processos interpretativos dos leitores. Por um lado, investiguei as impressões de leitura da Obra em questão, e por outro lado, verifiquei tanto as condições efetuadas de leitura do texto dos três estudantes quanto o que os fez vibrar na Obra. Pedi para cada um escrever um Diário de leitura. E para mensurar os resultados, criei um Quadro de análise do texto dos leitores. O quadro teórico desta pesquisa se inscreve com Godard (2015) no tocante ao ensino de Literatura de língua francesa; Rouxel e Langlade (2004/2013), para a leitura subjetiva. Por fim, Obras literárias tratando do tema de identidade podem ativar a memória afetiva do leitor ajudando-o na construção de si.
Palavras-chave: Leitura subjetiva. Diário de Leitura. Texto do leitor.