ESCOLA INCLUSIVA: UM NOVO OLHAR PARA O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA PARA TODOS

Autores

  • Eladio Sebastián Heredero UAH / Universidad de Alcalá de Henares – Espanha

Resumo

Este trabalho tem como objetivo organizar alguns elementos para o debate educacional em torno do currículo da escola do século XXI, que faz parte do modelo de inclusão escolar para todos. Organizamos o discurso a partir do modelo de sociedade intercultural e heterogênea sobre o que entendemos pela qualidade da educação e a necessidade de estabelecer uma mudança ou, como chamamos, uma reconstrução do modelo de escola, sua gestão e seu currículo a partir de objetivos compartilhados. Centramos o tema sobre três elementos chave do currículo, como são os conteúdos, sua organização e finalidade em uma sociedade em mudança e com alunos digitais, com conteúdos informais e formais e a necessidade de abordar as competências tanto cognitivas como não cognitivas que permitam a sua incorporação na sociedade; para posteriormente, abordar a importância da mudança de metodologias como forma de pôr em prática o paradigma construtivista, centrando toda a ação no aluno e deixando o protagonismo de mediação ao professor. Por fim, terminamos com algumas reflexões sobre avaliação, seu significado e sua função atual.

Palavras-chave: Currículo, Inclusão, Organização escolar.

Downloads

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Heredero, E. S. (2018). ESCOLA INCLUSIVA: UM NOVO OLHAR PARA O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA PARA TODOS. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(1), 68–77. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/272