A FORMAÇÃO LÚDICA DO EDUCADOR E A QUESTÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICA NO ESPAÇO ESCOLAR INFANTIL

Autores

  • Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli

Resumo

Este trabalho tem por objetivo problematizar a formação lúdica do educador e a relevância dos jogos, brinquedos e brincadeiras como estratégia pedagógica para se abordar a diversidade étnica no ambiente escolar infantil. Garantir o tempo e o espaço dos jogos, brinquedos e brincadeiras na vida da criança é responsabilidade não só das famílias, mas também das instituições escolares. A escola ao contribuir para o resgate da ludicidade infantil deve permitir um trabalho educacional que explore o aprendizado das peculiaridades presentes nas diferentes culturas.

Palavras-chave: Formação lúdica. Diversidade Étnica. Educador.

Biografia do Autor

Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli

Pós-Doutora em Educação – sub-área: Educação Infantil – UFSCAr. Pesquisadora Integrante do “Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigostky” – Neevy – UFSCar e do GEERERI Grupo de Estudos “Educação e Relações Étnico-Raciais na Temática Indígena”. Docente: FIJ- Faculdades Integradas de Jáu; UNIP -Universidade Paulista.

Downloads

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Mascioli, S. A. Z. (2018). A FORMAÇÃO LÚDICA DO EDUCADOR E A QUESTÃO DA DIVERSIDADE ÉTNICA NO ESPAÇO ESCOLAR INFANTIL. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(1), 93–110. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/274