A RELAÇÃO DIALÉTICA ENTRE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O artigo busca compreender e superar a problemática relacionada às dificuldades dos processos de ensino e de aprendizagem dos alunos, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Para Vygotsky o ser humano não é constituído apenas pela sua estrutura biológica, mas o seu desenvolvimento e formação é o resultado do relacionamento histórico-cultural. Vigotsky e colaboradores apresentam importantes contribuições teórico-práticas para a compreensão das relações dialéticas entre Ensino e Aprendizagem. A análise microgenética de Vigotsky nos mostra como superar esse dilema entre os processos de ensino e de aprendizagem. Os processos pedagógicos são intencionais, deliberados e a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia os processos de aprendizagem e de ensino de qualidade. Há necessidade de superação do paradigma biologicista da Educação e de apresentar um modelo educativo pautado na visão de sociedade, de homem e de conhecimento como eminentemente social, bem como as concepções de ensino e de aprendizagem como processos da atividade humana mediados pelas relações humanas e da própria natureza. Um modelo educativo pautado na atividade mediada do professor na zona de desenvolvimento proximal dos alunos.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem. Educação Básica.