A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS PARA O ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: ESTUDO DE CASO
Resumo
Levando em conta as afirmativas suscitadas pela temática da inclusão do aluno Surdo e do Bilinguismo o presente trabalho tem por objetivo principal verificar a importância da aprendizagem e aquisição da língua de sinais para o aluno surdo no contexto da escola bilíngue. Foi realizada uma pesquisa em uma Escola de Educação Bilíngue na cidade de São Paulo, através de observações e um questionário aplicado à professora cujas aulas foram observadas. Elas ocorreram em duas turmas do Ensino Fundamental I, sendo uma do sexto ano e outra do oitavo, nas aulas de Língua Portuguesa. Os participantes são todos alunos surdos. A análise foi pautada no referencial teórico desse trabalho. Os resultados apontaram para a necessidade que o aluno surdo tenha acesso a língua o mais cedo possível e para isso ele precisa estar em um ambiente bilíngue, pois sem a língua, a linguagem torna-se rasa, e algumas vezes deturpada. É necessário a língua e o bilinguismo para que o aluno com surdez tenha condições de se desenvolver, proporcionando uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Surdez. Língua de Sinais. Educação Bilíngue.