A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS PARA O ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Michelle Bruna Bilecki Mestre
  • Ana Paula Pacheco Moraes Maturana

Resumo

Levando em conta as afirmativas suscitadas pela temática da inclusão do aluno Surdo e do Bilinguismo o presente trabalho tem por objetivo principal verificar a importância da aprendizagem e aquisição da língua de sinais para o aluno surdo no contexto da escola bilíngue. Foi realizada uma pesquisa em uma Escola de Educação Bilíngue na cidade de São Paulo, através de observações e um questionário aplicado à professora cujas aulas foram observadas. Elas ocorreram em duas turmas do Ensino Fundamental I, sendo uma do sexto ano e outra do oitavo, nas aulas de Língua Portuguesa. Os participantes são todos alunos surdos. A análise foi pautada no referencial teórico desse trabalho. Os resultados apontaram para a necessidade que o aluno surdo tenha acesso a língua o mais cedo possível e para isso ele precisa estar em um ambiente bilíngue, pois sem a língua, a linguagem torna-se rasa, e algumas vezes deturpada. É necessário a língua e o bilinguismo para que o aluno com surdez tenha condições de se desenvolver, proporcionando uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Surdez. Língua de Sinais. Educação Bilíngue.

Biografia do Autor

Michelle Bruna Bilecki Mestre

Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva/Surdez pela Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bauru, São Paulo, Brasil. Campus Bauru.

Ana Paula Pacheco Moraes Maturana

Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Bauru, São Paulo, Brasil. Campus Bauru.

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Mestre, M. B. B., & Maturana, A. P. P. M. (2018). A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS PARA O ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: ESTUDO DE CASO. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(1), 132–151. Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/278