PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E FUNÇÕES COGNITIVAS

Autores

  • Ademir Testa Junior
  • Ídico Luiz Pellegrinotti
  • Samir Minotti Husien Ali
  • Francieli Pereira de Oliveira
  • Murilo Henrique da Silva
  • Leonardo Monteiro Martins

Resumo

Além dos benefícios fisiológicos da prática de exercícios físicos no organismo, existem alterações nas funções cognitivas dos indivíduos decorrentes da vida fisicamente ativa. Pessoas moderadamente ativas têm menos riscos de serem acometidas por distúrbios mentais do que as sedentárias. Indivíduos fisicamente ativos possuem um processamento cognitivo mais rápido do que os sedentários. O objetivo do trabalho foi relacionar a prática de exercício físico e as funções cognitivas humana. O presente estudo trata-se de uma revisão da literatura. Foi encontrado que pessoas moderadamente ativas tem menor risco de serem acometidas por disfunções mentais do que as pessoas sedentárias, por isso há necessidade de incentivar a prática regular de exercício físico, por uma melhor qualidade de vida, um envelhecimento saudável e um desenvolvimento cognitivo melhor, e diminuição de doenças. A prática de exercícios físicos melhora o sono, promovendo a concentração, a capacidade de memorização e a sensação de bem-estar. Alunos que não praticam exercício físico apresentam maior propensão ao desenvolvimento de desordens mentais. Com a prática do exercício físico regular essas desordens eram reduzidas e até normalizadas. Em idosos a prática de exercícios melhora a autoestima e suas funções cognitivas. Concluiu-se que o exercício físico é fundamental para a qualidade de vida do ser humano e consiste em um hábito de vida saudável em qualquer faixa etária porque promove consideráveis benefícios nas funções cognitivas.

Palavras-chave: Exercício físicos. Desenvolvimento cognitivo. Qualidade de vida.

Biografia do Autor

Ademir Testa Junior

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UNIMEP). Mestre em Educação (USAL/AR). Docente do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ). Docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Orígenes Lessa (FACOL).

Ídico Luiz Pellegrinotti

Livre Docente. Professor na pós-graduação (stricto sensu) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Samir Minotti Husien Ali

Licenciado em Educação Física (FIPA). Bacharel em Educação Física (FIPA).

Francieli Pereira de Oliveira

Licenciada em Educação Física (FIPA). Bacharel em Educação Física (FIPA).

Murilo Henrique da Silva

Licenciado em Educação Física (FIPA). Bacharel em Educação Física (FIPA).

Leonardo Monteiro Martins

Licenciado em Educação Física (FIPA). Bacharel em Educação Física (FIPA).

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

Testa Junior, A., Pellegrinotti, Ídico L., Husien Ali, S. M., Oliveira, F. P. de, Silva, M. H. da, & Martins, L. M. (2018). PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E FUNÇÕES COGNITIVAS. Revistas Publicadas FIJ - Até 2022, 1(1). Recuperado de http://portal.fundacaojau.edu.br:8077/journal/index.php/revistasanteriores/article/view/302

Edição

Seção

Artigos